Ter os melhores preços na hora de vender é uma arte. De um lado, as necessidades de formação do valor do produto para manter seu negócio estável. Do outro, o cliente que sempre quer pagar menos. A seguir, confira nossas dicas!
Como definir os preços?
Para você vender pelo melhor preço, primeiro é necessário entender como funciona a precificação dos produtos da sua empresa. Existem duas formas de calcular o preço de venda de um produto: ou com base nos custos ou analisando o mercado e os preços dos concorrentes — No entanto, o ideal é unir as duas formas.
O cálculo do melhor preço de venda leva em conta quatro fatores: custo do produto (valor de compra ou soma dos valores das matérias-primas e insumos), gastos variáveis (como impostos sobre vendas, comissões, embalagens), gastos fixos (gastos ocupacionais e despesas administrativas) e o percentual ou valor do lucro pretendido — Com essas variáveis, chega-se ao preço de venda, que depois de definido pode ser comparado com a concorrência e, assim, delimitar o melhor preço.
Roteiro do melhor preço
A seguir, confira um roteiro para você dar ao produto o melhor preço, em relação aos concorrentes:
- Definir o custo real — considere o valor de compra, impostos, frete e outros custos — para ter disponível para venda na sua empresa o produto/serviço.
- Reconhecer o percentual de impostos incidentes sobre o faturamento da empresa.
- Calcular o percentual de participação dos custos fixos no faturamento médio mensal anual da empresa.
- Definir o percentual de comissão sobre as vendas.
- Estabelecer o percentual relativo ao frete de entrega ao cliente.
- Definir a margem de lucro para o produto/serviço.
- Calcular o markup para o produto/serviço.