Produtividade

Venda bem e deixe o cliente satisfeito

As expectativas dos clientes em relação a um produto/serviço são determinantes para que fique ou não satisfeito com sua compra. Quando suas expectativas são atendidas ou superadas, certamente ele ficará satisfeito.

Por outro lado, para ser considerado um bom negócio, a venda precisa ser rentável e lucrativa, preservando suas margens. Um bom negócio para os dois lados, chamado de ganha-ganha, ocorre quando é lucrativo para quem vende e gera satisfação para quem compra — A seguir, confira três dicas para vender bem e deixar seus clientes satisfeitos.

1. Saiba o que o seu cliente espera

A primeira regra básica para um negócio ganha-ganha é você procurar entender quais as reais expectativas do cliente em relação a determinado produto/serviço. Ofereça aquilo que o cliente espera, talvez um pouco mais, mas evite vender alguma coisa que ele não precise — Algumas perguntas e uma escuta atenta o levará a definir melhor o que os seus consumidores esperam/precisam, e você terá mais chances de acertar na oferta.

2. Justifique seu preço para o consumidor

O preço é um assunto muito sensível: ao entender o que os seus clientes esperam permitirá oferecer o produto adequado pelo preço justo, o que sempre deixará o cliente mais satisfeito, sem que você tenha que abrir mão da sua margem de lucro, concedendo descontos desnecessários — O cliente quando está satisfeito com o que está comprando e entende os preços, geralmente, não pede descontos.

Se o cliente busca preços, é importante qualificar bem as alternativas. Existem produtos com características diferentes e preços diferentes. Portanto, é preciso descrever com muita clareza qual a diferença entre as características entre os diversos produtos/serviços. Se possível, apresente uma oferta, mas deixe claro que os preços são diferentes e quais as razões — Sua honestidade sempre deixará o cliente mais satisfeito.

3. Não dê descontos que acabem com os seus lucros

Clientes gostam de negociar. É sempre um grande prazer ou satisfação conseguir um desconto extra em um produto/serviço — Ofereça descontos, mas nunca às custas de sua margem de lucro ou deixando o cliente, por omissão ou falta de informação, só para ter a impressão de ter levado vantagem.

A satisfação do cliente é importante, assim como a rentabilidade do negócio para a sua empresa.

4. Ganha-ganha

A regra de ouro para vender e deixar os clientes satisfeitos é sempre ter em mente que bons negócios devem ser vantajosos para ambos. Empresa e cliente precisam, respectivamente, vender a preço justo e comprar aquilo que está esperando por este valor — Qualquer outra alternativa é, certamente, um mau negócio.

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Empreendedor Magnético

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