Empreendedorismo Negócios Digitais

Varejo x Tendência: O que é Omni Channel?

Um tema recorrente quando se fala em vendas e varejo é o “mobile consumer”. Mas, esse termo que engloba os usuários de celulares e smartphones também inclui a regulamentação de compras por celular, logística e novas tecnologias — E um dos conceitos relacionados é o “Omni Channel”.

O que é Omni Channel?

Quem trabalha no setor de varejo (seja físico ou virtual) já deve ter ouvido falar desse novo conceito. Basicamente, o terma exemplifica uma situação comum da contemporaneidade: não há mais diferenças entre loja física ou virtual. O cliente conhece o produto na loja, compra pela internet e vice-versa.

O consumidor de hoje é multicanal e cross canal, isto é, compra em diversos canais no momento que for mais conveniente e prático para ele cruzar compras em ambientes físicos e virtuais. Entram nessa história as próprias lojas físicas, vendas de porta a porta, e-commerce, mobile commerce, TV commerce, social commerce, entre outras modalidades de vendas — Não existe somente um canal de compras.

Integração e engajamento

Os consumidores contemporâneos não distinguem mais o online do offline. Quando está conectado às redes sociais, compartilha e valida suas opiniões com amigos e parentes.

De acordo com pesquisas recentes, os consumidores que participam da vida social da marca, através das redes sociais, vai consumir e indicar seus produtos e/ou serviços com muito mais empenho — Esse é o engajamento do consumidor com a marca, portanto a comunicação (conteúdo compartilhado com esse público) deve ir de encontro aos interesses deles.

Consumidores conectados

O número de consumidores que consultam pela internet antes de realizar compras em lojas físicas aumentou drasticamente: o índice pulou de 19%, 2009, para 62%, em 2011, nos EUA. Os consumidores entram nas lojas sabendo todas as características dos produtos, por isso é fundamental ter uma equipe de atendimento bem treinada para atender esse público.

Consumidores no controle

Os consumidores têm controle sobre o que querem, como lhe é conveniente e a personalização no atendimento que esperam. As empresas mais preparadas sabem que não adianta apenas adicionar novos canais de comunicação.

Para manter a competitividade e reter clientes, é preciso proporcionar uma experiência sensorial de compra perfeita através de todos os pontos de contato: web, loja, mobile, social, equipe, representantes etc.

O conceito de Omni Channel traz uma perspectiva mais evoluída do multicanal/cross canal — É uma visão de integração total, pois para o consumidor não importa qual o meio de compra, e sim a experiência com a marca.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário