Empreendedorismo

Técnicas para gerenciar seu tempo

Quando você chega ao escritório, você sabe em que tarefa trabalhar primeiro ou tem que decidir na hora? Gerenciar tempo é, antes de mais nada, organizar suas tarefas. A seguir, confira 3 técnicas de gerenciamento de tempo — que nunca saíram de moda, porque os seus benefícios já foram amplamente comprovados.

1. GTD (Getting Things Done)

A famosa técnica, criada por David Allen em seu bestseller, propõe simplificar o gerenciamento de tempo profissional e, também, o pessoal. O exercício começa da seguinte maneira: diante de vocês está uma coisa (página, documento, imagem, necessidade, objeto etc.). Pergunte-se: é uma tarefa? Se a resposta for:

Não. Então, você pode:

  1. Jogar fora;
  2. Incubar (projeto de vida, talvez);
  3. Guardar para rever mais tarde (arquivo de referências).

Sim. E dá para fazer em menos de 2 minutos — Faça imediatamente.

Sim, mas preciso de mais tempo. Então, você pode:

  1. Adicionar à sua lista de próximas ações;
  2. Adicionar à sua lista de projetos atuais;
  3. Delegar;
  4. Marcar como compromisso no seu calendário.

2. Post-its

Olhe para a sua semana (ou até o seu mês) e anote as suas entregas em uma página. Desmembre as grandes tarefas em menores — Se não cabe em um post-it, então não cabe no seu dia. Afinal, como você iria trabalhar se tiver vários espalhados por aí?

Agora sim, passe para os post-its, categorizando suas tarefas com diferentes cores, ou pregando em diferentes espaços. Cada tarefa deve conter:

  1. Tipo de tarefa (profissional ou pessoal);
  2. Data de entrega (hoje, amanhã, semana que vem…);
  3. Pessoas envolvidas (você, sua equipe, sua empresa…).

Feito isso, é hora de mobilizar os recursos, as atividades e as pessoas necessárias — Depois de cumprir todas as suas tarefas, será hora de planejar a sua wishlist.

3. Técnica Pomodoro

A técnica, criada em 1980 por Francesco Cirillo, ensina a dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de “pomodoros”. O princípio por trás disso é que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e suavizar a ansiedade. Funciona assim:

  1. Escolha a tarefa para trabalhar;
  2. Ajuste o cronômetro para 25 minutos;
  3. Recapitule. Trabalhe. Revise a tarefa até que o alarme toque. Anote um “x”;
  4. Faça uma pausa de 5 minutos;
  5. A cada 4 “pomodoros” (4 tarefas de 25 minutos), faça uma pausa mais longa (15-30 minutos).

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Empreendedor Magnético

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