Atualidades

Recuperação do Brasil é improvável em 2016, diz Saxo Bank

A recessão brasileira e o preço baixo das commodities são inevitáveis nas previsões para 2016 — O cenário para o próximo ano tem poucas variações em grandes temas econômicos. A instituição dinamarquesa Saxo Bank publicou uma lista com as “previsões ultrajantes” e o Brasil está nela.

Dentre os tópicos discutidos, está a recuperação do Brasil turbinada pelas Olimpíadas e a disparada do barril de petróleo para U$ 100 fazem parte da lista de apostas altamente improváveis, mas que poderiam virar o mercado de cabeça para baixo.

A lista de dez previsões improváveis vai da rápida redução da desigualdade social na Europa a um novo estouro de uma bolha no Vale do Silício. Nesse exercício do improvável, o Saxo Bank reservou  um lugar para o Brasil: estabilização, gastos para investimentos na Olimpíada e reformas modestas vão gerar repercussão no país (esta é 4ª previsão mais ultrajante da lista).

Essa reviravolta do Brasil seria tão grande que, de acordo com a previsão, o Brasil lideraria a reação dos mercados emergentes com uma forte retomada das bolsas de valores desses países. Ainda ajudada pelas moedas desvalorizadas, as exportações desses mercados ganhariam força e consolidariam a saída da crise dos emergentes — As ações dos mercados emergentes saltariam 25%, no próximo ano.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário