Gestão de Pessoas

Qual a diferença entre coaching e consultoria?

No mundo dos negócios, é comum utilizar os termos coaching e consultoria como se fossem sinônimos — Mas, na verdade, são termos completamente diferentes. A seguir, descubra o por quê.

Coaching e consultoria

O coach não está relacionado a uma área específica, enquanto o consultor está — Eis a principal diferença entre os dois termos. É um equívoco, por exemplo, intitular um profissional de coach financeiro, mas consultor financeiro é possível.

A explicação para isso está no método. O coaching (método) transita por diversas áreas. O coach (profissional) pode ser um economista, mas ele não se limita a ser “coach financeiro” porque, por meio da metodologia, ele pode trabalhar objetivos e metas que não estejam necessariamente relacionados ao âmbito econômico, mas ao relacionamento familiar, por exemplo.

Nesse caso, ele não será um “coach do amor”, mas um especialista em economia, que trabalha especificamente orientando sobre esse tema.

Metodologia de trabalho

A maneira de atuar também é diferente: o consultor orienta e aconselha, com base em sua experiência, sobre o foco do indivíduo; já o coach não orienta e não aconselha, mas através de ferramentas específicas apoia o desenvolvimento, baseado em planejamento e ação.

De maneiras diferentes, ambos podem trazer vantagens para a sua empresa. O coaching corporativo pode ser trabalhado em equipe ou individualmente — O trabalho que um coach faz em empresas e organizações está quase sempre relacionado a objetivos; as metas podem ser um aumento na produtividade, no faturamento ou até mesmo a otimização de processos.

Já o consultor trabalha em uma área da empresa, de acordo com a necessidade definida pelos gestores e orienta o que fazer. A forma de trabalho do consultor está ligada à sua experiência em sua área de especialização. O trabalho do coach está baseado no método e em pesquisas.

Qual escolher?

Depende do que a sua empresa necessita no momento. A metodologia e proposta dos dois profissionais são totalmente opostas: o coach não é um aconselhador ou um orientador; já o consultor pode orientar e aconselhar. A metodologia coaching apoia e provoca o cliente para buscar, dentro dele mesmo, respostas que o levarão a alcançar suas as metas.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário