Gestão Financeira

Práticas financeiras importantes para empreendedores

No mundo empresarial é muito importante manter as finanças em dia, por melhor que seja o produto/serviço oferecido por sua empresa, caso contrário dificilmente ela obterá sucesso a longo prazo. Para os empresários iniciantes, a gestão de contas pode ser um pouco complicada — Se esse é o seu caso, confira algumas práticas que podem facilitar a sua vida.

1. Não procrastine

Entre as práticas financeiras erradas cometidas pelos novos empreendedores está em pensar na contabilidade depois. O problema é que, logicamente, problemas não desaparecem se deixados de lado. Eventualmente, a bagunça nas finanças será muito maior e a tendência é procrastinar cada vez mais.

Procure organizar-se desde o início: faça o registro de todas as entradas e saídas na hora que elas acontecem — É recomendável ter o auxílio de softwares de gestão para isso.

2. Entenda a sazonalidade

Os pequenos negócios podem enfrentar um outro problema: controlar as finanças diante de resultados sazonais. Há meses em que se vende mais e há folga no caixa, mas podem ter vendas fracas nos meses subsequentes. Nesse caso, a melhor prática financeira é ter sempre uma folga de dinheiro em caixa para as despesas do ano.

3. Pontos fortes

Decisões estratégicas equivocadas, muitas vezes, podem afetar as finanças da sua empresa. Por isso, planeje bastante antes de destinar uma grande quantia de dinheiro em algo — Aproveite as ferramentas já existentes no mercado, pois pode ser uma maneira eficiente e barata de otimizar os custos do seu negócio.

4. Trabalhe o necessário

Dedicar todas as suas energias a um novo negócio pode até ser positivo durante um curto período de tempo. Para evitar que a sua empresa entre em colapso quando você precisar diminuir o ritmo, certifique-se que o custo dos eu trabalho esteja calculado em sua contabilidade desde o início.

5. Descontos

A melhor prática financeira que você pode adotar para melhorar os resultados da sua empresa é a negociação. Em alguns casos, pedir descontos pode ser o suficiente para conseguir melhores preços.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário