Gestão Financeira

Por que o contador é tão importante para as empresas?

Embora a contratação de um contador não seja, por lei, uma obrigatoriedade é imprescindível manter em ordem a contabilidade da empresa. Isso porque as obrigações tributárias não cumpridas implicam em sanções legais — Dessa maneira, ter a organização contábil como prática é uma medida preventiva.

Contudo, não é só para manter as contas em ordem e dar orientação quanto a impostos e tributos que serve o profissional de contabilidade: ele também pode ser parte de uma estratégia de integração — Quer saber como? Confira, a seguir.

1. Conhecimento específico

Empreendedores de pequenas empresas, geralmente, acreditam que conseguirão lidar sozinhos com o balanço contábil — Porém, ainda que de uma pequena empresa, o balanço exige um tipo de conhecimento específico para que o setor se mantenha funcionando corretamente.

Do ponto de vista da estratégia contábil, seria excessivamente exaustivo para o empreendedor conseguir lidar com a contabilidade de forma eficiente, tendo que conciliar essa função com outras, além das eventualidades dos negócios.

2. Responsabilidades do contador

Além de orientar o cumprimento das obrigações no decorrer das atividades da empresa, o contador tem outras responsabilidades: é importante ter um profissional com as devidas competências para manter sob controle os processos da contabilidade rotineira da empresa, mas também para pensar em estratégias financeiras que partam, por exemplo, de um planejamento tributário.

Nesse sentido, o contador poderá participar tanto da definição de preços (propondo uma maior margem de lucro), como intervir nos processos de aquisição da empresa — Afinal, ele tem conhecimento de dívidas e de ativos para contribuir com a sua logística.

3. Funções da contabilidade

Ao contador competem funções essenciais, como compreender a legislação fiscal, trabalhista, tributária e previdenciária. No entanto, o papel desempenhado por esse profissional dentro de uma empresa pode ir muito além.

Arriscar-se em projetos que sejam norteados pela contabilidade representa agir com mais segurança. O contador pode ser capaz de identificar investimentos mais rentáveis ou menos seguros, basta articular o conhecimento que detém das transações financeiras devidamente registradas.

4. Garantia de segurança

Como o contador cuida da gestão econômica da organização (apurando resultados, calculando impostos etc.) é capaz de orientar a tomada de decisões no que diz respeito às movimentações financeiras.

Também é papel do contador conhecer e saber como evitar o cometimento de crimes, fraudes ou erros praticados com dolo — Cabe ao profissional não compactuar com a arbitrariedade fiscal e evitar procedimentos viciosos, além de manter uma prática saudável de registros contábeis, que garantam a idoneidade da empresa.

5. Transparência

A contabilidade feita com transparência reflete que a empresa está comprometida com a ordenação das finanças, registrando seus atos e fatos, acompanhados de toda a documentação devida.

6. Contabilidade estratégica

A realidade da empresa tem de estar refletida pelas demonstrações contábeis. Além disso, o profissional de contabilidade deve atuar e conjunto com outros departamentos da organização e, dessa forma, articular uma estratégia financeira com o propósito de fomentar o crescimentos dos negócios.

A contabilidade estratégia é capaz de identificar e indicar os momentos mais propícios para a realização de investimentos, por exemplo. Por isso, é fundamental compreender a importância não apenas do contador, mas da organização da contabilidade da sua empresa.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário