Atualidades

Para FMI estatais podem comprometer ratings do Brasil

De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), o Brasil, e outros países emergentes, estão no limite para perder a classificação grau de investimento pelas agências de classificação de risco.

No Brasil, o endividamento das estatais pode comprometer os ratings, à medida que o país pode ter que assumir as dívidas dessas companhias — Lembrando que o país já perdeu a nota pela Standard & Poor’s, mais ainda mantém os ratings na Moody’s e na Fitch.

A perda desses graus de investimento simboliza custos maiores na captação para o governo e empresas. O FMI ainda ressalta que desde 2010 tem crescido a parcela da dívida dessas empresas em dólar, incluindo a da Petrobrás — O que pode ser um problema em um momento de alta de juros nos EUA e valorização do dólar frente as principais moedas mundiais.

O risco da perda do grau de investimento evidencia a necessidade de ajustes na política econômica, além de reformas estruturais. O Brasil está em 9º lugar (numa lista com 14 países emergentes) entre os países mais expostos a moedas estrangeiras, considerando as empresas não financeiras.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário