As Olimpíadas Rio 2016 está se aproximando e, consequentemente, várias oportunidades de empreender — Principalmente para os pequenos negócios.
Cerca de R$ 300 milhões do orçamento do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 será destinado à contratação de produtos e serviços de micro e pequenas empresas.
De acordo com o Comitê, a estimativa é que cerca de 30 milhões de itens sejam adquiridos para a realização das Olimpíadas, com um orçamento previsto de aproximadamente R$ 3 bilhões. A meta é que 10% desse total seja negociado com micro e pequenas empresas.
Até outubro de 2015, cerca de 7 mil fornecedores já haviam sido mapeados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e podem atender às demandas dos jogos — Para facilitar o processo de seleção das empresas interessadas foi criado o Portal de Suprimentos, que oferece serviços de pré-cadastro e cadastro de fornecedores.
Oportunidades nas Olimpíadas
Há oportunidades para diversas atividades, como comércio, serviços, turismo e gastronomia. Produtos e serviços de diversos tipos serão demandados para a organização dos jogos como, por exemplo, serviços de lavanderia durante todo o período — Serão cerca de 100 mil pessoas trabalhando em diversos segmentos.
Diversos segmentos já estão sendo demandados, como construções temporárias, gráficas, alimentação, informática, entre outras atividades. A seguir, confira uma lista com os principais serviços e setores:
- Barcos de apoio;
- Brindes;
- Cabeamento elétrico;
- Confecção (uniformes);
- Construção civil;
- Design de interiores e decoração;
- Equipamentos de segurança;
- Gráficas;
- Lavanderia;
- Móveis;
- Produção audiovisual;
- Software