Empreendedorismo

O que é necessário para validar uma grande ideia?

Ter uma ideia inovadora, com potencial para se tornar um grande negócio não é algo que acontece todos os dias — E mesmo quando ela surge não é garantia de sucesso. Por isso, antes colocar seus planos em prática, é preciso validar a sua ideia de negócio.

Esta é uma etapa fundamental (e muitas vezes deixada de lado), pois ajuda a entender se o seu projeto, realmente, tem potencial no mercado ou se é melhor recomeçar todo o seu processo criativo.

Como validar uma ideia de negócios?

Especialmente para as empresas de menor porte, uma boa ideia é aquela que consegue solucionar um problema do cliente e, justamente por isso, ocupar uma demanda no mercado.

Mas antes de sair comemorando por finalmente ter encontrado uma oportunidade, contenha o entusiasmo e parta para a validação da sua ideia de negócio — Os métodos são os mais variados, e envolvem desde análises anteriores até a aplicação do Mínimo Produto Viável (MVP), uma espécie de protótipo do seu produto, que ajuda a testar resultados.

Outro enfoque possível é aquele que começa com um processo de validação qualitativa, realizado a partir de entrevistas que buscam entender se existe um problema a solucionar — E se a proposta para resolvê-lo é adequada.

Depois, o MVP é aplicado. Quanto mais próximo ele for do que você considera ideal, melhor. Se ele for aprovado, hora de tirar sua ideia de negócio do papel e levá-la para o mercado. Antes disso, apenas faça os ajustes necessários, afinal, depois da fase de testes, é comum perceber oportunidades de melhoria.

Erros que você deve evitar

Se você está buscando uma ideia de negócio ou não sabe como aplicá-la, vale a pena conhecer os deslizes mais comuns de quem já passou por isso — As pessoas que estão empreendendo pela primeira vez costumam pecar pelo excesso de detalhes e a consequente demora para colocar a sua ideia no mercado, especialmente por insegurança. O resultado é que muitos projetos com potencial acabam ficando de lado, deixados para outro momento.

Entre os empresários que já têm experiência, o principal problema apontado é a falta de tempo para focar no desenvolvimento de um novo projeto da empresa. Afinal, por mais que as tarefas se acumulem, coordenar de perto a ideia em desenvolvimento de um novo projeto da empresa. Afinal, por mais que as tarefas se acumulem, coordenar de perto a ideia em desenvolvimento ainda é a melhor forma de ter sucesso.

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Empreendedor Magnético

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