Gestão Financeira

O que é conselho consultivo?

Montar um grande negócio sozinho não é fácil. Por isso, ter acesso a conselhos pode ser um diferencial para aumentar as chances de sucesso. Mas, onde é possível encontrar isso? Uma boa opção é criar na sua empresa em conselho consultivo.

O conselho consultivo consiste em um grupo de indivíduos que, mediante convite, se dispõem a ajudar uma empresa a crescer — É um organismo externo à empresa, que não dever possuir autoridade para influenciar as decisões corporativas

Geralmente, os membros do conselho não precisam serem pagos (embora existem empresas que remunerem). É uma boa oportunidade para ampliar a rede de contatos e trocar experiências A seguir, confira dicas de como montar um conselho.

1. Procure a experiência

Como o objetivo é buscar melhores conselhos para tomar em decisões em seu negócio, é primordial que os componentes de seu conselho consultivo sejam pessoas com bastante experiência. De preferência, que já tenham encarado dificuldades semelhantes, situações das quais poderão extrair dicas preciosas para ajudar a sua travessia.

2. Diversidade

Não convide várias pessoas de uma mesma área, por mais qualificadas que sejam. O ideal é ter a maior gama de formações possíveis. Por exemplo: uma pessoa da área jurídica, um especialista em marketing, outro em recursos humanos, um contador, um conselheiro financeiro e um empreendedor de sucesso, que compreenda o básico da operação de um negócio e que possa oferecer uma visão distinta.

3. Clareza

Ao criar um conselho consultivo, seja transparente com as pessoas que você convidar. Coloque-as a par da situação atual e dos objetivos do seu negócio, e não espere que elas assumam uma posição de tomada de decisões ou algum tipo de risco.

4. Independência

Para um conselho consultivo dar certo, você precisa permitir que os membros expressem opiniões livremente. Para isso, pode ser vital que eles não tenham interesse direto nos resultados do seu negócio, pois suas opiniões seriam naturalmente parciais — Evite familiares e funcionários.

Uma boa opção é convidar pessoas fora da sua rede de contatos. Outro fator importante é sempre renovar o conselho: para colher novas visões e receber dicas diferenciadas a cada espaço de tempo.

5. Como organizar?

Você definiu o seu conselho consultivo, e agora? Há dois principais caminhos a seguir: marcar reuniões regulares com todos os membros do conselho consultivo a cada um ou dois meses, ou, individualmente com cada membro, cuja pauta esteja de acordo com sua área de expertise.

O importante é escolher o modelo com que se sinta mais confortável e estabelecer dinâmicas que poderão trazer frutos reais para o seu negócio.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário