Atualidades

Mesmo com Black Friday, comércio teve recuo de 0,3%

Apesar de a Black Friday ter sustentado a alta de 0,8% nas vendas de móveis, eletrônicos e informática em novembro, não impediu a retração de 0,3% na atividade do varejo do país, como um todo, no último mês.

O recuo registrado na comparação com o mês anterior, já descontados os fatores sazonais, foi o sexto consecutivo nesta base de comparação, segundo a Serasa Experian. Na margem, com exceção de móveis, eletrônicos e informática, todos os outros cinco segmentos pesquisados registraram retrações na comparação dessazonalizada com o resultado de outubro: material de construção (-11,5%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,6%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,4%), combustíveis e lubrificantes (-0,6%) e veículos, motos e peças (-0,1%).

Na comparação com novembro de 2014, a queda de atividade do comércio foi de 7,7%. Já no acumulado dos onze primeiros meses do ano, o recuo ficou em 0,3%.

Neste período, o padrão observado no resultado de novembro se repete: apenas o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática ainda registra expansão (0,9%), na comparação com igual período de 2014.

Por outro lado, registram quedas no acumulado do ano: veículos, motos e peças (-18,5%), material de construção (-1,7%), combustíveis e lubrificantes (-1,4%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,2%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,5%).

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário