Produtividade

Mantenha seus funcionários satisfeitos

Muitas razões podem levar um empregado a deixar uma empresa. Uma delas é a insatisfação, que pode ser percebida na falta de ânimo do funcionário para cumprir as tarefas, atrasos, falta de colaboração para o crescimento da equipe, entre outros — Pode ser facilmente identificado, mas o que fazer para manter seus funcionários satisfeitos?

Saiba como manter seus funcionários satisfeitos

Para evitar que a taxa de rotatividade entre a equipe aumente, é preciso saber como manter os funcionários satisfeitos. Saiba como fazer isso com o auxílio de nossas dicas (a seguir).

1. Respeito

É a dica mais importante: não apenas para manter os funcionários satisfeitos, mas porque trata-se de algo básico nas relações pessoais e profissionais — A falta de respeito no ambiente de trabalho pode deixar o local extremamente desagradável, e isso vai fazer com que os funcionários fiquem cada vez mais insatisfeitos.

2. Transparência

É preciso ser transparente com a sua equipe: nem sempre eles gostarão do que você irá dizer, mas saberão respeitá-lo por ser aberto e honesto. No entanto, tenha cuidado para não ser desrespeitoso nesses momentos.

3. Benefícios competitivos

Salários justos são importantes, mas oferecer benefícios competitivos pode ajudar a motivar e manter a força de trabalho empenhada. Se o pacote de benefícios oferecido por sua empresa não for bom o suficiente, isso pode fazer com que os funcionários procurem outras empresas — Seguros, vales, férias e bônus por produtividade são alguns dos itens que você pode incluir.

4. Conforto

O conforto é essencial para a motivação — e também para a saúde! Manter na sua empresa um estoque de lanches saudáveis, assim como investir em equipamentos ergonômicos, que reduzem as chances de lesão, podem fazer com que a sua equipe se sinta melhor.

5. Incentive a personalidade

Seus funcionários precisam agir por conta própria, e não apenas repetindo tarefas de maneira mecanizada. Por isso, parâmetros e diretrizes são mais importantes do que scripts predefinidos. Certifique-se de que seus funcionários percebam isso, para que não fiquem inibidos (com medo de errar).

6. Desenvolvimento de habilidades

A estagnação é insatisfatória para qualquer pessoa. Se você promover atividades capazes de qualificar a equipe, os funcionários perceberão que existe uma preocupação com eles — Cursos, orientação e formação externa podem ajudar a manter os funcionários satisfeitos.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário