Gestão de Pessoas Produtividade

Listas de tarefas podem atrapalhar a produtividade

Se a sua lista de tarefas diárias é uma mistura de palavras sem sentido e prova de meses de procrastinação, ela pode ser apenas uma bagunça inútil. Muitas pessoas sabotam inadvertidamente os próprios esforços para controlar as tarefas quando escrevem listas de afazeres de um jeito errado.

Uma lista de tarefas funcional é essencial para qualquer empreendedor e pode ser mais fácil do que se imagina organizar uma. Confira nossas dicas!

1. Escreva à mão

Existem muitos aplicativos disponíveis para anotar os itens da sua agenda, mas tentar uma abordagem à moda antiga (com caneta e papel) pode ser muito vantajoso — Diversos especialista sugerem que escrever exercita o cérebro e auxilia na memorização e compreensão.

Uma razão das razões para isso, é a de que o ato de escrever envolve diversas funções cerebrais, dando um outro caminho para um item ficar marcado na sua memória.

2. Escreva tarefas específicas e viáveis

Quanto mais específico e viável for um item em sua lista de tarefas, maior será a probabilidade de que você possa cumpri-lo.

Muito disso se resume à carga cognitiva: se você olha a lista e encontra um termo vago, ainda precisará tomar uma decisão de como lidar com ele. Esse trabalho mental pode ser o suficiente para o seu cérebro arquivar a informação na gaveta do “mais tarde”.

3. Tarefas menores

Desmembrar itens em blocos menores e mais possíveis de serem atingidos pode ajudar e muito! Lidar com pequenas tarefas pode fazer com que você sinta que está fazendo um progresso real (pequenas vitórias diárias), o que torna mais fácil seguir a lista de afazeres.

4. Tenha a lista sempre à mão

Se você esquecer de levar sua lista com você poderá ser um grande problema — Por isso, os aplicativos são um bom mecanismo, afinal os smartphones estão sempre à mão.

Procure por apps com design simples e funcional. O mais conhecido, sem dúvidas, é o Evernote (gratuito) que sincroniza com diversos aparelhos e plataformas.

5. Falso planejamento

As pessoas tendem a subestimar a quantidade de tempo e esforço necessários para as próprias tarefas.

Uma forma de combater isso seria se perguntar: “Quanto tempo outra pessoa levaria para realizar essa tarefa?”, pois as previsões sobre a realização de tarefas por outros tendem a ser mais exatas — Adicione isso às outras dicas, que defendem pequenas tarefas, muito mais fáceis de serem alcançadas.

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Empreendedor Magnético

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