Produtividade

Insourcing, outsourcing ou rightsourcing – O que é melhor?

Os novos negócios têm uma característica em comum: geralmente, preferem fazer todo o seu trabalho com mão de obra própria — Dos serviços de TI (Tecnologia da Informação), atendimento ao cliente até a manutenção/limpeza, todos os trabalhadores são contratados. Outras preferem terceirizar tudo e focar na atividade-fim. E que tal  o rightsourcing, que representa o meio do caminho?

O que é rightsourcing?

Literalmente, significa escolher a fonte correta. É uma prática em que as empresas combinam recursos externos (outsourcing) e internos (insourcing) para obter a melhor relação custo x benefício na execução de alguma tarefa — Isso não quer dizer que nenhum modelo está correto, mas um equilíbrio entre todos eles, sempre que forem mais vantajosos.

Como equilibrar in e out?

Se o rightsourcing é a busca pelo melhor custo x benefício em insourcing e outsourcing, para implementar esse modelo na sua empresa você precisa conhecer um pouco melhor cada um deles.

O outsourcing é a terceirização. Com o mundo globalizado. Cada dia mais empresas buscam otimizar seus recursos na busca pela competitividade. Assim, a terceirização de mão de obra, hoje uma realidade na economia mundial, busca a contratação de empresas para a realização de serviços que não estão atrelados à atividade-fim da empresa.

Assim, terceirizando seviços como TI ou manutenção, por exemplo, você pode focar suas energias nas áreas centrais da sua empresa, aumentando a qualidade e até reduzindo o preço final do produto/serviço.Outra vantagem da terceirização é a redução dos encargos trabalhistas e sociais da empresa, conflito com sindicatos, perda da identidade cultural da empresa e falta de parâmetros de custos internos — Problemas que podem surgir dessa escolha são a falta de controle na escolha de fornecedores e o risco na coordenação dos contratos.

Por isso, na hora de fazer esse rightsourcing, todas essas variáveis devem ser levadas em conta. A escolha da fonte correta para obtenção de um  produto ou serviço não depende unicamente do preço, nem da localização e tampouco do que seus concorrentes estão fazendo, mas de uma soma de todos os fatores mencionados.

É preciso balancear os prós e contras e decidir o que será mais vantajoso para a sua empresa.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário