Gestão de Pessoas Produtividade

Insatisfação dos funcionários: Como lidar?

A insatisfação no trabalho prejudica o relacionamento entre liderança e funcionários de uma empresa, e pode dar origem a altos índices de rotatividade. Para evitar esse problema, o primeiro passo é identificar as principais causas do descontentamento para, em seguida, planejar soluções.

De acordo com uma pesquisa realizada este ano, pela Michael Page, com mil executivos no Brasil revelou que o motivo que gera maior insatisfação no trabalho é a gestão mal estruturada e sem planejamento — 21% dos entrevistados relataram esse problema.

O levantamento também apontou que, depois da má gestão, a falta de feedback e a falta de reconhecimento são as causas mais recorrentes de insatisfação, cada uma equivalente a 12%. Por fim, ficam a falta de agilidade e performance das áreas de suporte, com 10%; e a burocracia equivalente a 8%.

Quer melhorar os processos do seu negócio e garantir que os funcionários permaneçam motivados? Conheça os principais motivos da insatisfação no trabalho e saiba o que fazer para evitá-los.

1. Má gestão

Apontada pelo levantamento como a maior causa de insatisfação entre os funcionários, a má gestão indica a necessidade de rever os processos da empresa. No entanto, principalmente para os novos empreendedores, desenvolver um gerenciamento bem planejado e estruturado é um desafio.

O ideal é deixar a gestão de pessoas a cargo de um funcionário da área de recursos humanos, ou então ter um setor inteiro para tratar disso (vai depender do porte da companhia).

2. Falta de feedback

Um erro comum ocorre quando os gestores não concedem feedback para os funcionários. O resultado disso? Problemas de relacionamento entre chefe e empregado, além de insatisfação no trabalho. Essa postura da liderança, portanto, deve ser corrigida.

O feedback é um prática importante e incentiva o colaborador a melhorar sua atuação profissional, já que apresenta um retorno sobre os resultados e desempenho apresentados por ele. Lembre-se: sem essa resposta, geralmente, o funcionário tem dificuldades para perceber os próprios erros e acertos.

3. Falta de reconhecimento

Reter talentos na empresa se torna uma tarefa difícil se os profissionais não recebem o reconhecimento pelo trabalho. Mais que apenas conceder o salário, a liderança deve valorizar os empregados, elogiando aspectos positivos e motivando para a melhoria constante.

Quando essa relação de valor não existe, o funcionário pode perder o interesse pelo trabalho e ficar descontente com a rotina. Então, para manter a insatisfação longe dos colaboradores do seu negócio, reconheça os resultados que eles trazem à empresa e não esqueça dos comentários positivos no feedback.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário