Empreendedorismo Gestão de Pessoas

Gestão de recursos humanos ou de pessoas?

“Isso é função da área de gestão de recursos humanos ou de gestão de pessoas?” — Em uma empresa que possui esses dois departamentos separados, essa dúvida é frequente, e muita gente acha que é tudo a mesma coisa.

A confusão é compreensível, já que até os especialistas podem divergir sobre o assunto e algumas pessoas integram as duas áreas em um setor só — Mas, pode-se dizer que gestão de recursos humanos e gestão de pessoas são duas coisas diferentes.

Em primeiro lugar, pessoas não não recursos e, portanto, não devem ser tratadas como tal. Outro equívoco é quando o responsável pelas pessoas se reporta ao departamento financeiro da empresa — Dessa maneira, os funcionários são tratados como recurso.

Gestão de recursos trata do “processo matemático”

A diferença entre as duas áreas pode ser percebida da seguinte forma: enquanto a área de recursos humanos está associada ao “processo matemático”, aos benefícios, à folha de pagamento e à legislação trabalhista; a gestão de pessoas trabalha com o lado mais humano.

Ou seja, a gestão de pessoas tem a ver com o desenvolvimento, com a importância de cada um para a organização, seus valores, comportamento e alinhamento com a missão da empresa — Quesitos que nem sempre recebem a devida atenção. A gestão de pessoas deve focar em indicadores de desempenho para possibilitar o crescimento e a contribuição de cada um para o negócio.

As área podem estar juntas?

Não é necessário, porque aspectos regulatórios, no caso da gestão de recursos humanos, não crescem. Apenas devem ser controlados e mantidos adequados às circunstâncias variáveis da organização.

O mesmo não acontece com a gestão de pessoas: essa área cresce e pode levar as empresas a alcançar os mais altos resultados. A palavra-chave para que isso aconteça é o respeito, e a área de gestão de pessoas tem a competência para isso, alinhada com as estratégias da organização e em conformidade com seus valores e princípios.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário