Marketing Digital

Geração de conteúdo: 7 erros que você deve evitar

Você decidiu investir na geração de conteúdo para impulsionar o marketing e a comunicação da sua empresa? Só que os resultados não aparecem e o desempenho fica abaixo do esperado?

Não é hora de colocar a culpa nas limitações técnicas nem atribuir o fraco desempenho à preferência dos usuários — A principal vantagem de gerar conteúdo próprio para as redes sociais, para o blog empresarial ou mesmo para o site da sua empresa está em se estabelecer como uma autoridade no assunto.

E o resultado disso pode ser medido pela credibilidade: os consumidores tendem a confiar em quem consegue comprovar a qualidade do seu trabalho e o domínio sobre o assunto no qual é especialista. Além disso, a geração de conteúdo permite posicionar a marca no mercado e obter destaque na visibilidade em relação à concorrência. Mais do que ajudar o seu público-alvo, você se transforma em uma referência.

Há, basicamente, três formas de engajar a audiência:

  • Conteúdo de impacto: emocionam as pessoas;
  • Conteúdo educativo: solucionam dúvidas dos clientes e desmitificam boato;
  • Conteúdo de engajamento: despertam o interesse dos clientes por temas relacionados à empresa.

A seguir, confira os 7 erros que você deve evitar na hora de gerar conteúdo para a sua empresa:

1. Ignorar o público-alvo

Antes de começar a produzir, você precisa estudar o público-alvo e entender como irá atingi-lo. Avalie o comportamento dos consumidores e responda: o que o meu público gosta? — Sem essa preparação, o material que você produzir não irá atingir os possíveis clientes.

2. Abordar assuntos sem relação com a empresa

Pode ser tentador falar sobre a situação político-econômica do país, por exemplo, pois é um tema polêmico e que gera audiência — Mas, é dessa audiência que você precisa?

3. Priorizar a quantidade em detrimento de qualidade

Se você não puder manter a qualidade dos materiais, não faz sentido continuar produzindo com uma rotina industrial. Sem um conteúdo relevante, você não conseguirá engajar o público-alvo, independentemente de quantos artigos forem publicados.

4. Exagerar na complexidade

Evite criar conteúdos extensos e com uma linguagem complexa. Quanto mais denso for o material, menos pessoas serão impactadas — Além disso, um conteúdo muito complexo, que precisa ser estudado para ser compreendido, tende a ser ignorado no ambiente efêmero da web, em que os usuários navegam por diversas abas e não hesitam em fechá-las.

5. Focar apenas em um tipo de conteúdo

A web oferece diversos mecanismos para qualificar o conteúdo. Não deixe de avaliar a possibilidade de inserir imagens, infográficos, vídeos e gifs, se forem relevantes para a história que está sendo contada. Focar apenas em um tipo de conteúdo pode gerar um engajamento menor.

6. Copiar conteúdos

Copiar conteúdos pode ser um recurso mal visto pelos clientes que identificam as cópias, essa prática também pode diminuir a relevância da página, pelos algoritmos dos motores de busca.

7. Exagerar no apelo aos produtos/serviços

Por fim, vale lembrar que não é de bom tom fazer publicidade e tentar vendê-la como conteúdo isento e imparcial. Além de perder a credibilidade com os consumidores, isso afasta os clientes do seu conteúdo — Procure amenizar a abordagem aos seus produtos/serviços e não deixe de esclarecer o propósito de cada material: jamais tente enganar o consumidor.

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Empreendedor Magnético

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