Gestão Financeira Marketing Digital

Gaste pouco com o marketing da sua empresa

Ao iniciar um negócio, é importante reconhecer que ações para divulgar a empresa são fundamentais para o seu sucesso. Nesse momento, dispor de pouco capital não é desculpa: mesmo com um orçamento baixo, é possível investir em marketing a partir de medidas baratas, mas muito eficientes — O fato é que, se estratégias de baixo custo forem realizadas corretamente, o retorno financeiro pode surpreender.

Pequenas empresas contam com um recurso essencial para qualquer novo negócio: a internet — Nela, os canais disponíveis são inúmeros: mídias sociais, blogs e aplicativos para dispositivos móveis. A seguir, confira 3 opções de canais onde será possível fazer marketing para pequenas empresas com baixo custo.

Mídias sociais

As redes sociais agrupam o maior número de possíveis consumidores, por isso é essencial investir em ações de marketing por meio delas. Mas é preciso planejar o conteúdo e incentivar a interação entre a marca e os usuários, por exemplo.

Além disso, nas mídias sociais a qualidade supera a quantidade — É melhor ter mil seguidores que leem, compartilham e falam a respeito do conteúdo produzido, que ter dez mil seguidores que desaparecem após o primeiro contato com a empresa. Por isso, é necessário produzir conteúdo de qualidade e trabalhar na construção de uma audiência online de seguidores, eles mesmo irão compartilhar suas postagens em suas redes, por exemplo.

Sites e blogs

Uma boa estratégia para as pequenas empresas é a criação de um site ou blog, e mantê-los com conteúdo de qualidade que seja útil para os consumidores. Uma vantagem de apostar nesses ambientes é o fato de se poder utilizar diversas ferramentas: palestras online, textos e vídeos, por exemplo.

Além disso, é recomendável utilizar técnicas de otimização de sites (SEO), que auxiliam o canal da empresa a estar bem ranqueado nos mecanismos de busca, como o Google — Para isso, você deve incluir na página recursos como tags e palavras-chave.

Aplicativos

Por meio de aplicativos, você pode se conectar ao seu público-alvo. Há duas opções: criar um app para a sua empresa ou utilizar os que já existem.

Se você criar um novo aplicativo, é recomendável contratar profissionais especializados, focando na experiência do usuário, oferecendo conteúdo personalizado, funcionalidades e um diferencial em relação a outros apps.

Por outro lado, se a intenção é utilizar aplicativos que já conquistaram os usuários de smartphones, como aquelas destinados a mensagens (WhatsApp, Instagram, Snapchat, entre outros), por exemplo, é preciso tomar cuidado. Na hora de usar esses aplicativos, tenha cuidado para não ser abusivo e não sobrecarregar os dispositivos móveis das pessoas.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário