Empreendedorismo Gestão de Pessoas

Funcionários preferem chefe admirável a aumento, diz estudo

Esta é a preferência da maioria dos funcionários americanos entrevistados por Michelle McQuaid, em uma pesquisa quantitativa realizada em 2013. Na época, 35% dos funcionários estavam felizes em seu posto de trabalho e 65% relataram que um chefe melhor os deixariam mais felizes, e 35% relataram que um aumento de salário faria a mesma coisa.

Essa informação é, no mínimo, curiosa, mas não é novidade ou muito distante da nossa realidade no Brasil. Para você que é chefe, talvez já tenha sentido distância de sua equipe: talvez, seja  hora de mudar isso.

Confiança

Um estudo de 2009, da Harvard Business Review, sugere que “a maioria das pessoas  confiam mais em um estranho do que em seus chefes”. De acordo com o autor, isso pode acontecer porque muitos chefes são bons em falar, mas não em acompanhar suas equipes — Dessa maneira, como os funcionários poderão ter confiança?

A confiança é importante de ser trabalhada. Liderar e inspirar pessoas não é fácil, mas alguns passos são importantes para conquistar a confiança de uma equipe. Confira!

1. Pense e comunique-se cordialmente

Na pressa do dia a dia, a pressão para fazer mais toma grande parte do tempo. Mas, ao se comunicar, reserve um tempo para pensar o que fará para uma pessoa real: antes de uma ligação, e-mail, ou outro tipo de comunicação, avalie se está sendo cordial — Estabeleça relações mais cordiais e produtivas.

2. Seja educado

Algumas decisões são difíceis de serem aplicadas, porém as realize de maneira educada. Por maior que seja a sua discordância ou erro da outra pessoa, faça o que tem que fazer — Mas, educadamente.

3. Critique de maneira construtiva

Soluções e um ambiente de excelência exigem colaboração, não críticas. Ao invés de, simplesmente, criticar, mostre o porquê — Algumas sugestões de como proceder podem ser essenciais para estabelecer uma relação de confiança com seus funcionários.

Por fim, você acha que a sua equipe prefere um aumento a você? Talvez seja a hora de mudar alguns comportamentos.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário