Produtividade

Feito é melhor que perfeito. Bem-feito é melhor ainda…

Você está pronto para lançar seu produto. Tem o mindset devido, conhece as estratégias, gatilhos mentais, relaciona-se bem com sua lista… Agora, o seu produto presta? Dos vários produtos lançados todos os dias, o seu será apenas mais um? Ele tem qualidade? Você preparou o seu produto com o mesmo cuidado que se preparou para vendê-lo?

Comecei a ler essas linhas acima e já percebi que estava lendo outro excelente artigo do Alex Moraes — Por isso, resolvi colocar para você aqui na íntegra:

Não comprometa a qualidade de seu produto pela necessidade de faturar ou pela pressa de lançar. Outra pergunta é: seu produto é original? A batalha, então, deixa de ser lançar e passa a ser produzir algo original, relevante e de qualidade. Isso vale para conteúdo, software, aplicativos, eventos, qualquer tipo de produto ou serviço. A série de reportagens Startups, do Jornal da Globo apresentou uma estatítistica estarrecedora: “de tudo o que criamos aqui, 0% é completamente novo. O Brasil é o país da inovação zero.” Lógico que licenciar um produto estrangeiro de sucesso é correto e uma ótima ideia. Agora, copiar, traduzir e colar…

Feito é melhor que perfeito. A afirmação é baseada na frase do general americano George Patton, na 2ª Guerra Mundial: “A good plan violently executed now is better than a perfect plan executed next week”. Traduzindo: Um bom plano executado rigorosamente agora é melhor que um plano perfeito executado na próxima semana. Adaptada por Jeff Walker, da Fórmula de Lançamento e disseminada no Brasil por Erico Rocha, essa mensagem traz uma verdade indiscutível. Muitos de nós temos a tendência de adiar, pensar exageradamente, buscar a perfeição. Em uma boa parte das vezes, isso é só insegurança. Se em negócios isso é um problema, no mundo digital, onde um dia corresponde a um mês, é pecado mortal.

A cada dia mais pessoas se sentem potencializadas, estimuladas a ter ideias, criar produtos e isso é ótimo, dá vida ao mercado. Poucas áreas estão hoje tão efervescentes como o nosso de marketing digital, mas… ainda não criaram uma alternativa para a Teoria da Oferta e Procura. Quanto maior a oferta, mais difícil fica se estabelecer. Assim, é importante perceber que o mesmo esforço dedicado ao vender deve ser dedicado ao produzir, e que, também, uma grande oportunidade se apresenta: há muito espaço para quem deseja ser original e criar produtos ou serviços de destaque. Uma coisa não elimina a outra: faça agora, mas faça com qualidade.

Quem vende algo bom vende sempre, tem clientes fieis, cria negócios que persistem e crescem. Quem vende o que não presta acaba no Reclame Aqui. Abraham Lincoln foi preciso quando falou: “Pode-se enganar todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar todos o tempo todo. O mundo dos negócios é cruel, há uma seleção natural e se estabelecer é sempre difícil. Suas estratégias de venda serão esquecidas, só o seu produto será lembrado. Ou não.

Quem me acompanha há mais tempo sabe da minha predileção por estratégias de conteúdo. Vejo o conteúdo como a única possibilidade de se cuidar de todas as frentes de forma integrada e competente. Não é diferente na criação de um produto digital. Com conteúdo de qualidade é possível conquistar autoridade em um nicho, tornar-se uma referência e, mesmo se você for copiado, a confiança que conquistou leva a relevância para você, o produtor original. Pode-se também inferir as necessidades e expectativas da audiência e definir o melhor formato de apresentação. Pronto o produto, conheça a Fórmula de Lançamento, faça cursos, aprenda técnicas de venda e utilize-as. Feita a venda, você pode, também meio do conteúdo, relacionar-se com sua clientela, solicitar feedback, aperfeiçoar o produto e pensar em complementos, alternativas, novas versões ou novos produtos. E, então, vender mais e mais. Disponha-se a inovar e nunca deixe a qualidade em segundo plano, e assim seu negócio perdurará.

Faça. Faça logo. Agora, faça bem, para fazer sempre. Feito, bem-feito, é perfeito.

Fonte: Marketing Digital

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário