Gestão de Pessoas Produtividade

Expectativa de queda nas vendas de fim de ano

O fim de ano é um dos períodos mais importantes e aguardados pelo comércio varejista, pois com o 13º e as festividades a expectativa de vendas é inevitável. Contudo, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), este ano tem projeção de queda de 2,4% nas vendas desse período, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Essa previsão de queda fecha um ano em que se observou uma desaceleração nas vendas, além do cenário econômico marcado pela alta nos juros, queda na confiança por parte dos consumidores e crédito mais restrito.

Nesse sentido, o final de ano será um período de desafios para os empreendedores do comércio varejista. Sabendo que os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, os pontos de vendas terão de se reinventar, se profissionalizar e utilizar ferramentas de vendas e comunicação que atraiam e fidelizem seus clientes.

Por esse motivo, as empresas que desejam se destacar nas vendas precisam:

  • Preparar sua equipe de vendedores: realize treinamentos técnicos e comportamentais, incluindo técnicas de negociação e vendas, atendimento ao cliente, workshops de produtos, marketing pessoal etc.;
  • Premiar bons colaboradores: faça uma campanha de final de ano incentivando boas práticas em atendimento e vendas, oferecendo uma premiação para aqueles que se destacarem;
  • Preparar sua loja para vender: estoque de produtos, vitrine, iluminação, decoração natalina e promoções são algumas ações que atraem clientes — Brindes e programas de fidelidade fortalecem o relacionamento e facilitam o retorno à loja;
  • Divulgar sua empresa em mídias adequadas ao segmento: internet, jornal, rádio, flyers e patrocínio de eventos são alguns meios de comunicação que chamam a atenção do consumidor para seu estabelecimento — Cuidado ao selecionar a mídia mais adequada ao seu público, é necessário estudar o seu público e levar em conta o orçamento que a empresa possui para tal ação.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário