Gestão de Pessoas Gestão Financeira

Economize na festa de final de ano da empresa

Quando chega o final de ano, as empresas (independentemente do porte) começam a planejar suas comemorações de final de ano — Afinal, é sempre bom celebrar o bom trabalho de um ano inteiro e começar 2016 de forma leve. Mas e como economizar na hora de preparar uma confraternização para os funcionários?

Períodos de instabilidade no mercado obrigam as empresas a apertarem o cinto e controlarem os gastos. Ao mesmo tempo, o bom desempenho dos colaboradores em um ano difícil deve ser comemorado — Não é porque a empresa não conta com um grane orçamento para a comemoração que você deve abrir mão da confraternização. Para muitos, as festas de fim de ano são ótimas para interagir com os colegas de trabalho.

Além disso, é importante construir e fortalecer as redes formais e informais dentro da organização e, no contexto atual, a participação do funcionário em tais atividades deve ser vista como uma oportunidade para melhorar profissionalmente também — As empresas que constroem bons relacionamentos com seus funcionários melhoram a qualidade de vida no trabalho e aumentam a produtividade.

Como economizar na festa de fim de ano?

Manter-se dentro do orçamento não é fácil: a vontade de realizar mais pode esbarrar na falta de verba para as comemorações de final de ano — Por isso, é importante seguir algumas dicas:

1. Prepare uma planilha

Antes de começar a trabalhar, prepare  algumas planilhas de gastos. Isso vai ajudar você a visualizar o orçamento e evitar gastos desordenados. Nessas planilhas devem entrar a descrição do serviço contratado para o evento, o valor a ser pago, a forma de pagamento e data de pagamento — Vale calcular também quanto resta do orçamento, subtraindo todos os gastos.

2. Delimite os valores

Mesmo que você não saiba exatamente quanto vai gastar em cada item, estimule uma média de valores e coloque na planilha. Quando tiver o valor real, faça uma nova coluna e atualize a planilha. Assim, você poderá comparar sua estimativa com o gasto real, o que será útil para controlar os gastos.

3. Fornecedores

Outro ponto importante é pesquisar os fornecedores. A variação de preço pode ser bastante significativa — Pesquise até em cidades vizinhas, às vezes, mesmo com o gasto no transporte, você pode sair ganhando ao contratar o serviço de buffet, por exemplo, de uma cidade menor.

4. Soluções práticas

Uma tendência que pode ajudar você a economizar é trazer para a festa de final de ano soluções simples, mas inovadoras. Foi-se o tempo em que luxo e glamour eram sinônimos de uma festa de sucesso. Com os orçamentos reduzidos, o ideal são eventos minimalistas e personalizados.

Alguns exemplos de soluções criativas são os eventos durante o dia em espaços abertos, para reduzir gastos com energia ou locação de espaços. Para empresas que têm orçamento curto, o indicado é usar a criatividade e os recursos que a empresa já possui, como utilizar a estrutura e as ferramentas de comunicação já existentes — intranet, redes sociais e mural, por exemplo — para convidar os funcionários.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário