Empreendedorismo Produtividade

Devo contratar alguém para redigir meu plano de negócios?

Diante da dificuldade que muitos empreendedores encontram para escrever um plano de negócios é natural que pensem em contratar um especialista para escrevê-lo. Existem dois problemas que levam os empresários a não se sentirem confiantes para redigir o próprio plano.

O primeiro deles é não saber o que é o plano de negócios e o segundo é a falta de habilidade com os números para elaborar as planilhas financeiras. Ambos os problemas podem ser superados se o empreendedor se interessar e buscar conhecimento — Ler artigos, matérias e livros ou fazer algum curso sobre planos de negócios.

Se ainda assim o empreendedor não se sente confiante, ele deve buscar o auxílio de especialistas: deve-se buscar ajuda para definir toda a estratégia de negócio e não apenas com a redação do plano. A discussão do modelo de negócio e a adequação de toda a estrutura para atendê-lo é a parte mais complexa.

É preciso ter em mente que terceirizar a redação do plano de negócios para outra pessoa é impossível — Afinal de contas, quem identificou a oportunidade de negócio foi ele. Portanto, saiba que você, empreendedor, precisará ter tempo para se dedicar a essa tarefa (mesmo que contrate alguém para auxiliá-lo).

Mesmo que não contrate ninguém para fazer o documento, é aconselhável pedir que alguém leia o seu plano (de preferência alguém com experiência na área). A leitura será essencial para identificar possíveis inconsistências no documento ou na estratégia que está sendo proposta — Essa tarefa pode ser realizada por alguém experiente da rede de relacionamentos ou por uma empresa especializada).

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário