Atualidades

Desemprego tem maior nível em 5 anos

A desigualdade social diminuiu no país, com a ligeira melhora na renda da população. No entanto, a taxa de desemprego é a mais alta dos últimos cinco anos, segundo a Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio (Pnad) de 2014, divulgada hoje.

O índice de Gini, métrica internacional para medir a desigualdade, baixou de 0,495 para 0,490, entre 2013 e 2014 — Com base no rendimento do trabalho, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o IBGE, o aumento na renda foi mais intenso nas camadas mais pobres da população, o que favoreceu a pequena redução na desigualdade social.

Contudo, a Pnad também mostrou que a taxa de desemprego no país atingiu 6,9% em 2014, maior nível desde 2009 (8,3%), ao mostrar os primeiros sinais de deterioração do mercado de trabalho que se intensificou neste ano, com a fragilidade da economia.

O aumento foi resultado da combinação de baixa geração de postos de trabalho e aumento mais intenso na procura por vagas. A população ocupada no país em 2014 cresceu 2,9% ante 2013; ao passo que o contingente de desocupados avançou 9,3%.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário