Produtividade

Defina metas de vendas para o seu negócio

O crescimento de seu negócio depende dos resultados que você atinge, e isso passa pela elaboração de metas de vendas. Essas metas são os resultados de um planejamento, no qual você define quais objetivos a serem atingidos, ou melhor ainda, superados.

As metas de vendas devem ser elaboradas durante o ano todo, com objetivos e indicadores mensais — Além disso, elas dependem de vários fatores, inclusive do segmento em que atuam. Por isso, não é possível definir um método preciso.

Contudo, existem boas práticas que podem ser seguidas para planejar as metas. A seguir, confira nossas dicas!

Metas de vendas devem ser realistas

Na hora de elaborar as metas de vendas de seu negócio, você deve ter bom senso, pois elas devem ser alcançáveis. Não adianta projetar resultados muito altos (em relação aos indicadores anteriores, pois a tendência é que eles não sejam atingidos.

Não existe uma fórmula específica para definir os objetivos, pois as ações de vendas podem ser direcionadas para vários segmentos distintos — Porém, as metas de vendas devem ser especificadas, mensuráveis, atingíveis e relevantes.

Além disso, precisam ter indicadores que realmente comprovem que seu negócio está indo na direção correta. Abaixo, confira alguns pontos a serem avaliados na hora de estabelecer metas de vendas, para que elas não se tornem difíceis de serem cumpridas:

  • Qual o mercado existente para o seu negócio?
  • Qual a situação atual em que o mercado se encontra?
  • Qual foi o maior resultado já obtido?
  • Quais são as condições para as metas serem cumpridas?
  • Qual é o ticket médio do seu negócio?
  • Quantos clientes ativos você possui?
  • Quantos clientes inativos você possui? Quantos podem ser reconquistados? E o que fazer para reconquistá-los?
  • O que os seus concorrentes estão oferecendo? O que eles estão fazendo de diferente que podem impedir que você alcance seus objetivos?

Além dessas questões, você precisa considerar o envolvimento, motivação e engajamento da sua equipe para alcançar o índice projetado. Isso pode vir através de programas de incentivo e bonificações, por exemplo. Também é preciso ficar atento ao cumprimento de prazos, e sempre fixar uma data limite para o cumprimento das metas de vendas.

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Empreendedor Magnético

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