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Conheça o seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo em detalhes torna as chances de sucesso muito maiores. Quando se sabe exatamente para quem os produtos/serviços são desenvolvidos, é possível direcionar os processos para atender às demandas de forma específica e com mais efetividade.

Mas conhecer as particularidades do perfil do seu cliente pode ser uma tarefa difícil, principalmente se você trabalha com produtos inovadores e de foco abrangente. Pensando nisso, selecionamos algumas perguntas-chave que podem ajudar a descobrir as características do público-alvo, permitindo a criação de campanhas de marketing digital mais efetivas e a personalização dos produtos de acordo com a necessidade de seus consumidores.

Por que conhecer o público-alvo?

No marketing digital, entender quem são os seus clientes é fundamental. Com tantas alternativas de personalização para os anúncios à disposição na internet, ignorar o perfil do público-alvo significa perder dinheiro.

Entender como o seu cliente se comporta — na internet e fora dela, onde moram, a idade, do que gostam, o quanto estão dispostos a gastar e a motivação para isso —, trata-se da definição de um cliente-padrão que personifique o seu público e possa servir como referência para as futuras ações de marketing — Com as informações detalhadas, é possível personalizar os anúncios e segmentá-los para que atinjam apenas o seu cliente em potencial

5 perguntas para definir o público-alvo

As características que melhor classificam o seu público-alvo incluem:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Nível de renda;
  • Hábitos de consumo;
  • Ocupação;
  • Estado conjugal;
  • Condição familiar (filhos ou não);
  • Localização geográfica;
  • Etnia;
  • Ideologia política;
  • Hobbies e interesses

Conseguir essas informações é essencial para montar o perfil do seu cliente, mas não diz muito sobre o seu comportamento e as razões pelas quais é motivado a comprar o seu produto. Para chegas a essas informações é preciso responder 5 questões:

1. Quem são eles?

Antes de responder, é preciso ter as características listadas (acima) — Para isso, é interessante investir na análise de mercado. É possível citar alguns exemplos: uma loja especializada em utensílios maternos terá como público-alvo mulheres entre 25 e 40 anos, casadas e economicamente ativas; enquanto uma loja de bicicletas veja o cliente-padrão como um homem solteiro de 18 a 25 anos.

2. Quais suas maiores necessidades (desejos, anseios etc.)?

Depois de delimitar o perfil, é preciso compreender os principais motivos que o levam a consumir. Pode ser uma necessidade específica e temporária ou um desejo antigo e permanente. Tudo dependerá do seu nicho de negócio e do cliente que pretende atingir. Ao descobrir a motivação, é possível direcionar o produto e as campanhas de marketing para atender a sua demanda.

3. Onde eles buscam informações?

Esse dado é fundamental para acertar nas ações de marketing. Se o seu cliente em potencial tem o hábito de ler jornais e não costuma passar muito tempo online, é preciso descobrir quais são esses jornais e quanto tempo ele costuma dedicar à leitura — Toda informação é relevante para direcionar a sua publicidade e torná-la mais assertiva.

4. Qual o diferencial do produto?

A melhor maneira de atrair público é explicar claramente o diferencial da sua empresa em comparação com a concorrência — Como o seu produto irá beneficiar o cliente? — A ideia é descobrir por que o cliente escolhe a sua empresa ao invés dos concorrentes.

5. Em quem eles confiam?

Quais são as referências do seu setor? Quem são as pessoas capazes de criar opinião e ditar os rumos do mercado (especialistas, celebridades etc.)? — Tudo depende do seu nicho de atuação e do público-alvo do seu produto/serviço. Ao identificar essas pessoas, marcas ou empresas, é possível investir na conexão, como forma de transferir a credibilidade delas para o seu produto/serviço.

Por fim, vale lembrar que não adianta identificar o seu público-alvo e não utilizar as informações a seu favor — Seja em ações de marketing ou no aprimoramento do produto/serviço. É preciso direcionar essas informações da maneira mais efetiva, gerando retorno para o caixa da empresa.

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Empreendedor Magnético

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