Empreendedorismo Negócios Digitais

Como se beneficiar do market share

Você sabe o que é market share? Entre todas as métricas que podem ajudar um empreendedor a medir o sucesso da sua empresa, seu volume de vendas e sua capacidade de crescimento, essa é uma das mais importantes.

O termo significa participação de mercado (ou cota de mercado), isto é, indica o tamanho da fatia de mercado que uma empresa possui em um segmento como um todo ou no volume de vendas total de um determinado produto — Essa medida é importante para descobrir quais as forças e dificuldades de uma empresa, comparar seu tamanho com a concorrência e mensurar a aceitação de seus produtos.

O que é exatamente?

Digamos que a sua empresa seja especializada no ramo de moda e você venda um total de 4 mil peças por mês. Se o volume de vendas de todos os concorrentes somados nessa área de atuação for de 10 mil peças por mês, por exemplo, isso significa que seu market share é de 40% — Essa é somente uma das formas de calcular o market share.

Como existem outras formas de fazer a conta de participação de mercado de uma empresa, o resultado obtido a partir desse cálculo pode variar. Além do cálculo da quantidade de peças, pode ser considerado o valor total de vendas, por exemplo. Outra forma de cálculo está na definição de mercado: os números serão drasticamente diferentes se a empresa levou em conta um mercado local ou o mercado global na hora de fazer a conta, e se considerou ou desconsiderou determinado tipo ou produto.

Como esse cálculo pode ajudar a sua empresa?

Descobrir qual é a sua participação no mercado irá ajudar a avaliar qual o tamanho da sua empresa, o que pode servir de base para elaborar estratégias de crescimento e descobrir aonde você quer chegar.

Esse tipo de informação pode ser importante se você pretende, por exemplo, fazer um grande investimento para ganhar mercado. Essa ação trará melhores resultados se você conhecer exatamente quando espaço para crescimento há no mercado — Para calcular o market share, o ideal é contratar uma empresa que faça pesquisas de mercado. Contar com esse serviço pode ser um fator determinante para entender a concorrência, a demanda pelos seus produtos e trabalhar campanhas de marketing de forma otimizada.

Ao definir o tamanho da sua empresa e o de seus concorrentes, você passa para a fase de aumentar sua participação de mercado. E há muitas maneiras diferentes de fazer isso: geralmente, as empresas usam uma combinação de estratégias, às vezes só aumentar a publicidade ou um ajuste nos preços podem ter efeitos enormes.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário