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Como oferecer frete grátis no e-commerce

Frete grátis, essas palavras são um convite irrecusável para efetuar uma compra na internet. A estratégia, cada vez mais comum nas lojas virtuais, exige bastante planejamento por parte da empresa.

Com as vendas pelo comércio eletrônico em ascensão, o momento não poderia ser mais propício para definir como o seu e-commerce deve se comportar na hora de oferecer o envio gratuito aos clientes.

Estratégias para o frete grátis

Quer oferecer a opção de envio gratuito para seus clientes? Confira as 5 dicas, a seguir.

1. Todos os produtos com frete grátis

Ideal para campanhas maiores, essa alternativa é a que mais atrai clientes (inclusive novos usuários) para fazer compras no seu site. Mas vale ficar atento e fazer as contas, porque a medida pode custar caro.

Uma dica é oferecer a opção por um tempo limitado, o que diminui riscos e aumenta a sensação, por parte do consumidor, de que precisa comprar logo.

2. Alguns produtos com envio grátis

Mais cautelosa, essa saída permite que você selecione produtos que estão com poucas vendas, por exemplo. Outra possibilidade é usar o frete gratuito seletivo como um teste para promoções maiores.

3. A partir de um determinado valor em compras

Comum entre as lojas, a opção funciona como uma recompensa para quem gasta mais — Uma das vantagens é incentivas o consumidor a chegar até esse valor para contar com o desconto.

4. Sem custo para algumas regiões

Se você quer aumentar a sua presença em algum lugar específico, pode selecionar uma região e ver como os usuários respondem à oferta. A escolha também pode acontecer de acordo com a proximidade com o lugar onde fica localizado o seu estoque, o que pode diminuir custos.

5. Gratuidade para clientes fiéis

Se, por um lado, é difícil conquistar novos clientes, por outro é fundamental manter aqueles que já se identificam com seu produto. Para isso, nada melhor que oferecer vantagens exclusivas para quem compra com frequência em seu e-commerce.

Cuidados que você deve tomar

Oferecer uma política de envio gratuito pode ser decisivo para vender mais. Mas também não significa que é sempre a melhor escolha para a sua empresa. Em primeiro lugar, vale lembrar que quem paga a conta do benefício é você.

Se somados os gastos forem muito altos, podem acabar eliminando o lucro que você teve com as vendas extras. O cuidado deve ser redobrado para os negócios de pequeno porte, que não contam com a mesma estrutura que uma grande marca pode oferecer.

A dica é fazer as contas e manter um acompanhamento constante dos números — É importante ainda avaliar o tipo de produto que o seu site oferece; quanto maiores e pesados eles forem, mais elevados serão os custos de envio.

Na prática, a estratégia de uma empresa que vende roupas não pode ser a mesma de uma que entrega móveis, por exemplo. Tudo deve ser adaptado de acordo com as particularidades do seu produto.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

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