Gestão Financeira

Como evitar dívidas na sua empresa?

Com a economia em crise, a inflação no maior nível desde 2004 e juros em alta, evitar um acúmulo de dívidas é necessário para a saúde financeira da sua empresa. Como evitar essas dívidas?

O primeiro passo é analisar de forma realista as finanças mensais — Se o saldo for positivo, o principal destino deve ser a aplicação em algum investimento ou em melhorias na empresa. Ter uma reserva financeira é essencial para a garantia do funcionamento de qualquer negócio, além de trazer muito mais tranquilidade aos seus gestores, ainda mais em tempos de economia ruim.

No entanto, se o saldo for negativo a meta deve ser pagar as dívidas ao menor custo possível, de preferência renegociando as dívidas. A seguir, confira algumas dicas para lidar com as dívidas.

1. Avalie as necessidades da sua empresa

Ao efetuar novos gastos na sua empresa, analise: é realmente necessário ou é apenas um impulso? Faça uma pausa para refletir antes de fechar a compra.

2. Busque descontos

Verifique preços e produtos ou serviços alternativos usando a internet. Nas compras pela internet, é preciso avaliar os fornecedores, prazos de entrega e qualidade dos produtos.

3. Combata as compras por impulso

Prefira as compras feitas à vista — Isso obrigará você a pensar se realmente é necessário efetuar determinadas compras.

4. Entenda as condições de pagamento

Opções de pagamento (preço à vista x financiamento), prestações fixas e taxas de financiamento devem ser analisadas cuidadosamente, para avaliar qual condição é mais vantajosa para o seu caso.

5. Economize nas contas de consumo

Avalie se há gastos desnecessários de água, energia elétrica, gás, internet, mensalidades etc. Se precisar, refaça os pacotes de serviços que utiliza ou até mesmo promova cortes.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário