Como a sua empresa se posiciona na internet? Com a estratégia de marketing digital correta a sua empresa pode vender muito mais. Quer saber como?
Para incrementar os negócios e sobreviver em um mercado competitivo, as empresas precisam se inserir no ambiente digital e adotar estratégias mais assertivas — Neste novo mercado, o consumidor também mudou e, por isso, a estratégia de marketing também deve ser diferente.
Além disso, é possível observar como o uso da internet está cada vez mais presente na vida da população, principalmente o uso das redes sociais. Contudo, a estratégia de marketing também deve estar alinhada com o mundo offline: as melhores estratégias envolvem estratégias de marketing digital associadas às estratégias tradicionais.
Criar uma estratégia vai além das plataformas
Muitos empreendedores confundem plataformas e tecnologias com estratégias digitais — No ambiente digital, pode-se enumerar diversas tecnologias e plataformas digitais que podem dar origem a estratégias digitais de marketing.
Entre as diferentes plataformas e tecnologias digitais, podemos citar:
- Website/ minisite/ hotsite;
- Blog;
- Redes sociais;
- e-mail;
- Realidades mistas (realidade aumentada, virtualidade aumentada, realidade virtual);
- Tecnologias mobile (RFID, mobile tagging, SMS, Bluetooth);
- Plataformas digitais de busca;
- Games e entretenimento digital;
- Tecnologias inteligentes de voz;
- Video/ TV digital
Depois de relacionadas essas plataformas, é aconselhável decidir qual será a estratégia digital que será proposta usando cada uma delas:
- Presença digital;
- e-mail marketing;
- e-Commerce;
- Mobile marketing;
- SMM (Social Media Marketing) & SMO (Social Media Optimization);
- SEM (Search Engine Marketing) & SEO (Search Engine Optimization);
- WOMM (Word of Mouth Marketing);
- Advergaming & Advertainment
Antes de delimitar a sua estratégia, é importante ressaltar que deve-se conhecer cada uma dessas plataformas, tecnologias e estratégias digitais com suas respectivas peculiaridades, para utilizá-las da melhor forma em um planejamento de marketing, que atenda os objetivos propostos.