Empreendedorismo

Como criar um “Elevator Pitch” eficiente?

O elevator pitch é uma abordagem de vendas de alto retorno, que permite a divulgação em 30 ou 60 segundos — É muito utilizada por empreendedores que desejam conquistar investidores para o seu negócio.

A expressão elevator pitch sugere a abordagem de vendas no elevador, pois considera que aquelas pequenas conversas podem ser oportunidades de divulgação, ao invés de simplesmente falar sobre o tempo. No entanto, é ideal ter um discurso na ponta da língua para utilizar não apenas no elevador, mas em qualquer evento social ou profissional — Afinal, é comum as pessoas perguntarem com que as outras trabalham e essa será a sua oportunidade de divulgar a sua empresa.

A seguir, confira 4 dicas básicas para você criar o elevator pitch perfeito para divulgar o seu negócio em qualquer lugar.

1. Quem é o seu público alvo?

Pense nas dificuldades dos seus clientes e o que pode motivá-los a estabelecer uma conversa consigo. Por exemplo, se a sua empresa vende caminhões para empresas de transporte, seu cliente-alvo não são os caminhoneiros, mas sim essas empresas.

2. Quais são as suas qualidades?

Para responder essas questões, pense nos seguintes questionamentos: “Quem sua empresa é?”, “O que ela oferece?”, “Quais são os seus pontos chave?” e “Quais as suas limitações”.

Por exemplo, no caso do portal Empreendedor Magnético oferecemos conteúdo exclusivo para que empresários possam descobrir e desenvolver seus talentos naturais, como dicas para abrir sua empresa, dicas de como gerir seu negócio, ajudando a definir qual a sua missão, visão e valores afim de atingir de atingir seus objetivos prioritários.

Nossas limitações, no caso, encontram-se em fazer entender que a gestão de talentos é o melhor processo de gestão de pessoas (e empresas), por não só levar em consideração as competências comportamentais do indivíduo, como também o que já traz natural dentro de si.

3. Quais os benefícios do seu serviço/produto?

 Pense nos seguintes questionamentos: “Que problemas são resolvidos pelos seus serviços?”, “Que soluções têm funcionado?”, “O que falhou?”, entre outros. Por exemplo, se os caminhões produzidos pela sua empresa reduzem os gastos com manutenção por conterem peças feitas de um novo material que diminui o desgaste ao longo dos anos, esse seria um dos primeiros problemas que a sua empresa resolve.

Adicione isso aos seus clientes, onde a solução tem funcionando ou pesquisas que embasem suas afirmações. Apresente, também, suas falhas: por exemplo, a conservação dos caminhões depende do local onde ficam estacionados, pois locais sem cobertura aumentam o desgaste das peças em até 25%, o que diminui a redução de gastos que o seu produto propõe.

4. O que você espera com esse discurso?

Você deseja que o seu cliente em potencial visite o seu site, agende uma reunião e invista na sua empresa? Que atitude você espera do seu potencial cliente no final desta conversa? — Isso é necessário, porque ao final da sua apresentação é recomendável que você sugira para que a pessoa conheça melhor seus produtos/serviços. Pode ser um cartão de visitas ou qualquer outra sugestão, mas é necessário estabelecer um networking.

Por exemplo, após se apresentar a alguém, dê o seu cartão de visitas, peça que acesse seu site e entre em contato para marcar uma entrevista e conhecer melhor o seu negócio.

Após responder a esses questionamentos, seu elevator pitch estará quase pronto e será muito fácil construí-lo. A seguir, confira um exemplo.

Exemplo de Elevator Pitch

Olá, nós somos o Portal Empreendedor Magnético e trabalhamos com material preparatório para novos empreendedores, é INDICADO para pessoas e empresas QUE desejam atingir suas metas mantendo-se satisfeitas com suas atividades. (Pausa) A gestão de talentos é um conjunto de ferramentas para descobrir e desenvolver os talentos naturais de cada indivíduo, DIFERENTEMENTE de outros modelos de gestão de pessoas, levamos em consideração não só as competências comportamentais, como também os talentos naturais de cada um, o que ajuda a desenvolver-se melhor e mais rápido na sua profissão. (Pausa) OFERECEMOS conteúdos que visam o alcance de metas, de acordo com as competências pessoais e profissionais de cada indivíduo, apoiando desde o empreendedor que está iniciando até os mais experientes. (Pausa) Tome o meu cartão, visite o meu site e entre em contato conosco para marcarmos uma entrevista, o que acha? Assim, poderemos saber o quanto você e sua empresa estão alinhados e como podemos ajudá-lo a atingir suas metas.

Viu como é fácil, tente evidenciar a sua ideia e como ela pode solucionar possíveis problemas — Agora, tente construir o seu elevator pitch.

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Empreendedor Magnético

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