Marketing Digital

Como criar a identidade visual da sua empresa?

Um bom design é fundamental para criar a identidade da marca. Mas, o que deixa muitos empreendedores em dúvida é como criar um design que traduza o conceito da empresa — A seguir, confira algumas dicas fundamentais para criar a identidade da sua empresa.

1. Marca e design

Marca e design são inseparáveis: quando você cria uma marca, a intenção é que ela provoque uma reação forte no público, que passe a reconhecê-la de imediato. Se você conseguir que duas ou mais pessoas tenham a mesma reação, é sinal de que a sua marca tem força — Em muitos casos, essa reação do público está diretamente ligada ao design.

2. Essência

É preciso integrar marca e design: a essência da sua marca tem que estar no design sempre — Tudo que a Apple representa para o mundo está representado no design de seus produtos. Se você tirar o logo de uma BMW, ainda saberá que é uma BMW.

3. Relação emocional

Para criar uma identidade visual forte, é preciso estabelecer uma relação emocional com as pessoas. Essa é, em grande parte, a função dos designers: incorporar os valores e objetivos da companhia, e transformá-los de maneira a criar uma conexão com o consumidor.

4. Estratégia

O design tem que fazer parte da estratégia da empresa desde o início: é preciso levar em conta a identidade visual no momento em que escreve o plano de negócio — Por exemplo, a Samsung só ficou poderosa depois que o design virou prioridade.

5. Simplicidade

Lembre-se: as ideias quanto mais simples e conectadas com a essência da empresa, melhor — Fuja das ideias muito mirabolantes.

6. Reinvente-se

Use o design para reinventar continuamente a marca: mesmo que tenha achado soluções interessantes para compor a identidade visual, saiba que o seu trabalho não terminou por aí. As marcas precisam se reinventar o tempo todo — O melhor exemplo é o Google, que muda constantemente de logo, para adequá-lo a ocasiões especiais.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário