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Como conseguir seus primeiros clientes?

No mundo empresarial, não é difícil encontrar empreendedores extremamente apegados às ideias de seus negócios — Mas muitos esquecem de que precisam dos clientes para prosperar.

Os clientes são essenciais por duas razões: a primeira, obviamente, é que vem deles o dinheiro para pagar sua empreitada e crescer. A segunda é que a opinião do consumidor fará você aperfeiçoar seus produtos e seu atendimento.

A seguir, confira algumas técnicas para atrair seus primeiros clientes.

1. Crie expectativa

Essa é uma dica para aqueles que vão demorar um tempo para botar seus projetos na rua. Pouco antes do lançamento, faça com que seus clientes aguardem ansiosamente seu produto/serviço. Você pode apenas criar um site e colocar nele a data de início da sua empresa, bem como fazer pré-vendas — A estratégia funciona por uma simples razão: as pessoas adoram ser pioneiras em algo e haverá gente disposta a experimentar o que a sua empresa oferece.

2. Fale com a família e amigos

Faça contato direto com as pessoas à sua volta. Conte a seus amigos e à família sobre a sua empresa e peça para que eles sejam os primeiros clientes do seu negócio — Você não pode ser tímido, não há nada demais em pedir um favor, ainda mais para quem você já conhece.

3. Vá atrás de formadores de opinião

Tente ser entrevistado por um veículo de imprensa conhecido. Uma publicação sobre a sua empresa pode ser vista por milhões de pessoas e torná-lo conhecido — Contatar jornalistas pode não ser fácil, mas o retorno é sempre alto.

4. Trabalhe com early adopters

Early adopters não são só os primeiros consumidores de um produto. Eles, na verdade, adoram testar novidades. E também gostam de dar feedback sobre o que acharam — É recomendável tê-los ao seu lado para aperfeiçoar, caso necessário, o que você irá vender.

5. Produção de conteúdo

Torne-se relevante na internet. Assim, muita gente encontrará sua empresa em uma simples pesquisa no Google (sem visitar muitas páginas de resultado). Para aparecer no topo do buscador,é importante produzir conteúdo de qualidade — Além disso, é importante ter um site agradável e bonito; ao gostar do que veem, os clientes terão mais simpatia pelo produto/serviço oferecido pela sua empresa.

6. Mostre a cara

Apesar da importância da presença na internet, um aperto de mão vale mais que um clique no seu site. Por isso, busque contato pessoal com seus clientes e outros empreendedores — Vá ao máximo de eventos que puder, troque cartões de visitas e cultive contatos que podem ser importantes, a curto e a longo prazo.

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Empreendedor Magnético

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