Empreendedorismo

Como conseguir o financiamento de projetos?

Investir em financiamento de projetos por meio de crowdfunding (financiamento coletivo) têm sido a solução de muitos empreendedores que não dispõem de orçamento suficiente para colocar uma ideia em prática. Apesar disso, sem uma boa campanha de divulgação, atrair investidores se torna uma tarefa difícil.

No crowdfunding, pessoas sem capital inicial divulgam ideias inovadoras e de interesse comum em uma plataforma online — Dessa maneira, o objetivo passa a ser conquistar investidores dispostos a doarem uma quantia em dinheiro, em troca de contrapartidas depois (caso o projeto vá para frente).

Atualmente, existem várias plataformas de financiamento coletivo disponíveis na internet. É possível escolher diversos tipos de ferramentas, pois elas podem ser segmentadas ou não, e conhecidas internacionalmente (ou apenas no seu país) — A plataforma mais popular é o Kickstarter; na América Latina o destaque fica para o Ideame.

A seguir, confira como divulgar a sua ideia para conseguir um financiamento:

1. Planejamento

Não basta apenas divulgar um projeto e esperar que os investidores colaborem sem que você faça um bom planejamento, antes de lançar a campanha. Assim como para qualquer negócio, no crowdfunding é preciso ter planos sólidos.

Na hora de colocar em prática, não esqueça de apresentar sua ideia de forma clara e atrativa, abordando a trajetória e a relevância que ela tem.

2. Mídias sociais

Além de divulgar sua ideia em uma plataforma destinada a financiamento de projetos, marque presença nas redes sociais. É por meio delas que possíveis investidores terão a oportunidade de saber mais sobre a sua empresa (ou produto a ser lançado) e, assim, as chances serão muito maiores.

3. Definir quantias para cada fase

Exigir muito dinheiro nem sempre é o melhor caminho quando se trata de financiamento coletivo — Por isso, é recomendável fazer pedidos para fases específicas do projeto, estabelecendo uma meta que faça sentido para cada uma delas.

4. Vídeo

Divulgar um projeto por  meio de vídeo é uma das formas mais eficazes para que as pessoas conheçam a sua ideia. Por isso, considere investir nesse tipo de material, mas lembre-se: é preciso que ele seja de qualidade, ou sua credibilidade será afetada.

5. Recompensas

Para obter financiamento de projetos, por meio de crowdfunding, é preciso oferecer recompensas para os investidores, que variem de acordo com a doação — Por isso, coloque-se no lugar dos contribuintes e reflita se o que você vai conceder em troca vale a pena o investimento.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário