Gestão de Pessoas

Características de um líder empresarial carismático

Quando se pensa na figura de um líder, dificilmente não se associa ao carisma, ou seja, alguém com uma capacidade natural de inspirar e influenciar as pessoas a sua volta.

São várias as competências que nos fazem reconhecer uma pessoa como líder. Dentre elas, pode-se destacar o carisma como a competência que possibilita um diferencial no âmbito das relações interpessoais.

Líderes carismáticos exercem com maior facilidade o poder sobre sua equipe de trabalho, seus pares e também seus superiores. Possuem a habilidade de motivar as pessoas, conduzindo-as e orientando-as a um determinado objetivo a ser atingido, por meio do seu entusiasmo e autoconfiança.

As características inatas desses líderes são facilmente identificadas:

  1. Sabe seduzir e atrair os membros da equipe por meio de sua personalidade atrativa;
  2. É um grande comunicador, unindo a equipe ao seu redor devido ao seu poder natural de persuasão;
  3. Gera admiração, o que amplia a capacidade de conduzir as pessoas a atingirem resultados extraordinários;
  4. Possui autoestima elevada, demonstrando muita segurança em suas ações, mesmo em situações difíceis, pois acredita que irá superá-las;
  5. Demonstra uma tendência a assumir riscos, influenciando sua equipe a galgar novos patamares de desempenho e inovação.

Todas essas características são consideradas fundamentais para o sucesso de um líder e de sua equipe, porém não podemos esquecer que carisma é um dom, não um valor. Líderes carismáticos são importantes no contexto organizacional quando seus valores são virtuosos e direcionados ao bem-estar de todos a quem influencia.

É importante ressaltar também que carisma apenas não é garantia para ser um bom líder. Também é preciso gostar e respeitar profundamente as pessoas como seres autônomos e aptos a fazerem suas próprias escolhas.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário