Empreendedorismo Produtividade

Características de um empreendedor de sucesso

Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver — Também é importante estar familiarizado com o que deseja oferecer aos consumidores, conhecer seu ramo de atividade.

Parte desta capacitação vem da organização dos recursos do negócio. Todos eles: humanos, financeiros e materiais — Um exemplo: o empreendedor não deve confundir o dinheiro da empresa com o seu dinheiro pessoal. A seguir, confira as principais características que um empreendedor precisa ter para alcançar o sucesso:

1. Iniciativa

A busca constante por oportunidades de negócio, além de estar sempre atento ao que acontece no mercado que deseja atuar.

2. Perseverança

As dificuldades vão surgir, até porque as micro e pequenas empresas costumam ser negócios “solitários”, onde o empresário atua sozinho (sem funcionários, no início) — Mas, não pode desistir!

3. Coragem para correr riscos

Arriscar-se faz parte do mundo empresarial —  No entanto, é preciso distinguir “correr riscos” de “correr perigo”. O empreendedor corre perigo quando está desinformado: se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado.

4. Capacidade de planejamento

Ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ação e priorizá-los dentro do negócio — Monitorar, corrigir e rever.

5. Eficiência e qualidade

As pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público-alvo e direcionar os esforços.

6. Rede de contatos

É importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto/serviço — Esses locais são uma ótima maneira de formar bons contatos. A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família, amigos, vizinhos e antigas experiências.

7. Liderança

O empreendedor deve ser o líder na sua empresa: deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivando-a e deixando-a comprometida com os objetivos da empresa.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário