Gestão Financeira

Aumente a rentabilidade da sua empresa

Que empresário não quer ver uma margem de lucro cada vez maior na sua empresa? Para alguns, basta aumentar o preço dos produtos — Mas, o caminho está longe de ser tão simples. Você pode aumentar a rentabilidade de um negócio mantendo preços competitivos, por exemplo. Confira!

Planejamento e gestão de recursos

Planejamento é a palavra-chave para tornar a empresa mais lucrativa: planejar possibilita uma melhor gestão de recursos, tanto financeiros quanto de pessoas. Otimizar esses recursos possibilita ao empregador aumentar a rentabilidade mesmo em tempos de crise, onde muitas vezes não é possível crescer.

Os momentos de crise são justamente os mais delicados, pois a competição aumenta e, consequentemente, há queda na lucratividade — No entanto, os cuidados que se tem durante os períodos de crise devem ser exercitados de forma permanente. A seguir, confira algumas dicas para aumentar a rentabilidade da sua empresa:

1. Gestão de recursos

Gerir recursos de forma eficiente, evitando gastos desnecessários, não significa deixar de investir — pelo contrário. Significa investir de maneira inteligente, concentrando recursos e esforços de forma a garantir a continuidade e, quem sabe, o crescimento do negócio em um momento de crise.

2. Invista nas pessoas

Investir nas pessoas, criando um ambiente altamente inspirador, gera alternativas que podem ser a diferença entre crescer ou quebrar — Pessoas motivadas, qualificadas e capacitadas tendem a apresentar resultados além das expectativas.

3. Prepare-se para todas as possibilidades

Sobreviver é importante, mas estar preparado para enfrentar as dificuldades é fundamental. As crises são cíclicas e, por isso, é importante que o empreendedor esteja tão preparado não só para enfrentá-las, mas também para crescer de forma sustentável quando o momento de turbulência tiver passado.

4. Observe os limites éticos

A ética nos negócios é sempre recompensada. Atuar de forma transparente e honesta perante os clientes e o mercado atrairá cada vez mais consumidores. Comportamento ético deve ser pregado e, mais que isso, deve ser exercitado.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário