Gestão de Pessoas Produtividade

Aumente a força de vendas da sua equipe

As vendas da sua empresa estão abaixo do esperado? Nem sempre o problema é o produto/serviço ou a publicidade — Talvez seja a hora de rever o seu desempenho como líder. A seguir, confira como aumentar a força de vendas com técnicas de gestão.

Desempenho do gestor

A importância dos gerentes reside no fato de que, por vezes, eles agem como professores, pois têm a função de facilitar, estimular e cobrar a aprendizagem. Nesse caso, a aprendizagem é transformada em resultados financeiros para a empresa.

Para liderar a equipe em busca do sucesso, é preciso entender o que motiva os funcionários. Ao ajudar os colaboradores a cumprirem seus objetivos pessoais com suporte ao seu crescimento, o gestor viabiliza o sucesso dos objetivos profissionais.

Isso significa que a tarefa de gerir uma equipe vai além dos compromissos profissionais e do desempenho na empresa: é necessário compreender os desejos pessoais de cada funcionário — Remuneração, capacitação, experiência, prestígio, segurança, valorização etc. —, para que seja possível engajá-lo em busca dos melhores resultados.

A seguir, confira algumas técnicas de gestão que podem auxiliar no aumento da força de vendas da sua equipe — Para descobrir a estratégia mais adequada para a realidade da sua empresa, é preciso avaliar cada caso de forma particular, a fim de identificar os pontos fracos do processo.

1. Metas

É uma das estratégias mais antigas e efetivas entre os vendedores, pois é um princípio básico para que a equipe melhore sua força de vendas: sem estipular objetivos, fica difícil medir o desempenho e cobrar resultados.

2. Comissões

É justo pagar comissões aos funcionários quando eles são diretamente responsáveis pelas vendas. Ao recompensar os colaboradores pelo esforço extra, você cria condições para que eles melhorem seu desempenho de forma gradativa, superando os próprios números.

3. Treinamento

Capacitação é um critério importante na hora de aumentar a força de vendas, principalmente quando se fala de um segmento específico, cujos clientes são também especialistas no tema.

Além de investir para aprofundar o acompanhamento dos funcionários sobre os produtos, pode valer a pena recorrer a cursos de técnicas de venda, comportamento pessoal, linguagem corporal e dicção, por exemplo.

4. Reconhecimento

Eleger o funcionário do mês pode gerar resultados melhores do que você imagina. Quando a equipe conta com membros competitivos e orgulhosos, o reconhecimento perante o grupo pode ser um estímulo considerável para melhorar o desempenho.

5. Estimule a colaboração

Por fim, vale lembrar que solicitar a opinião da sua equipe pode ajudar a aumentar a força de vendas. Muitas vezes, o gestor (líder, supervisor etc.) não tem a mesma percepção e convivência diária dos funcionários para identificar os problemas e buscar soluções — Nesse caso, trabalhar em conjunto e ser humilde para ouvir o que a equipe tem a dizer pode ser uma boa solução.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

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