Gestão Financeira

Acerte na hora de abrir uma franquia

O setor de franquias é buscado por quem deseja ter um negócio com uma marca já consolidada e processos bem delimitados. Essas facilidades fazem com que a mortalidade desse tipo de negócio seja menor que a de negócios convencionais.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas 3,7% das franquias são fechadas em seus dois primeiros anos de vida — Entre os negócios convencionais, esse percentual é de 24,9%.

No entanto, ainda há riscos, e boa parte dos fechamentos de franquias ocorre devido às más escolhas dos franqueados. A seguir, confira algumas dicas para acertar na abertura de uma franquia.

1. Faça o que gosta

É imprescindível levar em conta os seus gostos pessoais: por mais promissor que seja determinado setor, se não houver afinidade, o melhor é procurar outra coisa.

2. Faça uma boa pesquisa

Antes de contatar as fraqueadoras, é preciso pesquisar bastante sobre as redes, e não considerar qualquer opinião como algo totalmente verdadeiro — Por isso, leve em consideração informações do site da ABF e de veículos jornalísticos sérios.

3. Pense nos valores

Ao definir quais setores são os melhores para você, é hora de buscar as franquias da área. Neste momento, algumas características de um bom franqueador devem ser observadas: reputação, postura, relevância, experiência, competência, resultados, porte, profissionalismo, métodos, marca e serviços — Quanto mais valores tiver a franquia, melhor ela será. Mas uma rede pode ser boa mesmo sem algum desses fatores.

4. Busque experiência

Um dos pontos relevantes na hora de escolher é a experiência, mas isso não significa que você deve ignorar de primeira as franquias novas. Uma empresa recém-surgida no mercado pode oferecer preços mais convidativos; mas deve haver experiência em algum lugar — Se a empresa é nova, pesquise mais sobre o seu criador, veja se ele possui conhecimento real e sua história.

5. Defina o ponto

A unidade deve estar em um lugar com o maior número possível de pessoas pertencentes ao seu público-alvo — Um dos fatores mais importantes para o sucesso da franquia é o ponto comercial. Confira aqui, como escolher o melhor local para o seu negócio.

6. Padronização

As unidades de uma franquia devem ser padronizadas: o produto tem que ser igual, assim como o atendimento e a comunicação visual. A padronização é uma das premissas básicas de uma franquia — Por isso, antes de se comprometer com uma rede, visite operações e veja se há uniformidade nos processos; se tudo é igual, prossiga. Do contrário, repense suas escolhas.

7. Procure os franqueados

Converse com pessoas que já têm uma unidade da franquia que você deseja ter — Essa é uma forma eficaz de conferir se as promessas da franqueadora correspondem à realidade — De preferência, visite mais de um franqueado, assim você evita ser influenciado por um empreendedores otimistas ou pessimistas demais.

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Empreendedor Magnético

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