Empreendedorismo Marketing Digital

A importância das redes sociais

Dados de uma pesquisa realizada pela consultoria eMarketer, mostram que o Brasil possui mais de 89 milhões de usuários no Facebook — Além disso, o estudo diz que oito a cada dez internautas brasileiros usam a rede social mensalmente; ou seja, todos os dias são mais de 59 milhões de brasileiros conectados ao Facebook.

Se o Brasil continuar nesse ritmo crescente de acessos poderá ultrapassar os japoneses, e assumir a 4ª posição no ranking dos países que mais acessam a internet. A estimativa da consultoria é que até 2018, 126 milhões de brasileiros tenham acesso à internet diariamente.

Esses dados confirmam a extrema importância de empresas na internet, pois traz maior divulgação e reconhecimento da marca — E pode ser uma grande estratégia para o crescimento do seu negócio. Mas, não basta apenas criar contas nas redes sociais, é preciso que as páginas sejam atualizadas constantemente com conteúdo relevante.

Estar nas redes sociais não é apenas fazer a divulgação da sua empresa, é muito mais que isso: mostre que se preocupa e se importa com a opinião de seus consumidores. Uma empresa conectada se torna mais próxima de seus clientes e mais aberta a diálogos e interações — Por isso, é preciso saber lidar com clientes satisfeitos e, principalmente, os insatisfeitos.

Deve-se usar essas ferramentas para criar vínculos com o seu público e, indiretamente, fazer com que as pessoas consumam seus produtos e serviços. As redes sociais são grandes ferramentas de marketing e que podem trazer ótimos resultados. No entanto, como toda ação de marketing, para obter o resultado esperado, é preciso muito estudo, estratégia e planejamento.

Pesquisa: Redes Sociais

As empresas que optarem por criar conteúdo para suas redes sociais devem ficar atentas às dicas, a seguir:

  • Não faça postagens de imagens de “bom dia, boa tarde e boa semana” — Crie postagens personalizadas, com imagens bem feitas e que foquem no seu público-alvo.
  • Abuse das postagens que são de interesse do seu público: novidades e informações úteis são sempre bem-vindas.
  • Evite excessos de pontos de interrogação/exclamação/ponto final — Isso empobrece esteticamente as suas postagens.
  • Procure não utilizar gírias e, muito menos, palavras de baixo calão.
  • Não peça curtidas ou compartilhamentos: se as pessoas gostarem do conteúdo postado farão isso automaticamente.
  • Interaja: se alguém fez um comentário ou enviou mensagens, responda. Além de ser educado, as pessoas perceberão que a sua empresa se preocupa com a opinião delas.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário