Marketing Digital

56% dos anúncios digitais não são visualizados

De acordo com um relatório do Google, mais da metade dos anúncios digitais não são vistos pelo público em geral. Em diversos sites e plataformas, em variados formatos e estratégias, os anúcios tomam conta da vida digital de quem passa muito tempo na internet — Mas 56,1% passam totalmente despercebidos.

O Google utilizou a ferramenta Active View para medir quais anúncios são vistos e o que afeta a visibilidade deles — Esse relatório mostra que não se pode confiar na efetividade dos anúncios online. Em outras palavras, quando as empresas pagam por um espaço publicitário, metade do dinheiro investido é perdido, já que se paga por espaço (não por cliques e retorno).

Visibilidade x Invisibilidade

Um dos fatores que mais afeta se um anúncio será visto ou não é a disposição dele na página.

Aqueles que estão diretamente acima da “dobra da página” (o ponto mais baixo da página antes do usuário rolar a barra lateral e descer) são os mais beneficiados. Ao contrário do que muitos pensam, o local de privilégio não é à direita (no topo da página). Na verdade, o olho humano faz uma leitura transversal, da esquerda para a direita e de cima para baixo — O tamanho do banner do anúncio também conta muito.

Anúncios verticais têm taxas mais altas de visibilidade. Logicamente, por serem verticais ficam na página por mais tempo, mesmo com o usuário rolando a barra lateral. Por exemplo: banners no tamanho 120×240 têm 55,6% de visibilidade. Já banners de 300×250, apenas 41%.

O site onde os anúncios estão também modificam a relação com o potencial consumidor: sites com maior engajamento são os de referência (51,9%), comunidades online (48,9%), games (48, 4%) e arte e entretenimento (48%).

Os sites com menos potencial são os imobiliários (38,7%), de notícias (38,8%) e os de alimentos e bebidas (39,6%).

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário