Marketing Digital

5 Dicas Infalíveis Para Ter Mais Seguidores No Instagram

Escrito por Marcos Frota

O Instagram hoje está dominando a internet e você ainda está sem seguidores para seu negócio? Confira esse guia incrível que preparamos com 5 dicas infalíveis para você ter mais seguidores no Instagram.

Hoje é lei: para ser visto é preciso estar nas redes sociais. É o que fazem grandes e pequenas empresas ao redor de todo o mundo, elas criam seus perfis comerciais para divulgar seus produtos, serviços, promoções e até mesmo manter um outro canal de atendimento ao cliente – como muitas fazem através do Twitter (saiba mais sobre o Twitter como canal de atendimento ao cliente aqui)

O sucesso ao uso do Instagram se explica em números pois a rede social é capaz de atingir 25% mais público do que as demais redes sociais e isso se dá através dos seguidores.

Conseguir mais seguidores para seu perfil não é tarefa das mais fáceis mas é preciso ser feita de maneira adequada para que se consiga o maior número possível de seguidores e é isto que vamos explicar abaixo nestas 5 dicas para mais seguidores no seu perfil do Instagram:

Como ter mais seguidores no Instagram 1

Dica 1:  Use filtros nas suas postagens

Exatamente, filtros. O Instagram é uma rede social de imagem e vídeo e tudo que puder, corretamente, chamar a atenção do seu público-alvo deve ser feito por você e nisto incluem-se os filtros.

Ao usuário, uma imagem amadora é sinônimo de desleixo e pode ser interpretado como um serviço ou produto de baixa qualidade.

Veja um exemplo:

Como ter mais seguidores no Instagram 2 - Filtros nas fotos

Temos duas imagens, a primeira sem filtro (crua) e a segunda com filtro. O lanche parece muito mais apetitoso, atrativo (e até mais saudável) após aplicar um simples filtro na foto.

Uma pesquisa da TrackMaven listou os filtros mais usados e como eles repercutiam ao público e os filtros que mais davam resultados, em geral, eram Mayfair, Inkwell, Walden, Amaro e Lo-Fi.

Filtros mais populares

  • X-Pro II
  • Hefe
  • Sierra
  • Ludwig
  • Moon
  • Amaro
  • Earlybird
  • Valencia

Lembre-se: os filtros da comunidade em geral não refletem necessariamente os gostos do seu público-alvo e do seu negócio, você deverá escolher os filtros favoritos de acordo com o seu público. Existem filtros que ficam melhores para comida mas que não ficam bom para paisagens, que por sua vez os de paisagem não ficam bons com fotos de animais e assim por diante.

Como ter mais seguidores no Instagram - usando hashtags

Dica 2: Use #Hashtags

Sim! As famosíssimas hashtags que estão nas telas de programas de TV, em todos os cantos da internet e, claro, em praticamente toda publicação, especialmente do Instagram.

Hashtags nada mais são do que palavras-chave que são identificadas pelo símbolo do hash, ou seja, o # (sustenido ou jogo-da-velha :-)).

Usar hashtags significa facilitar que seu público-alvo encontre a sua publicação pela palavra-chave e consequentemente encontre você.

Como usar?

As hashtags devem ser colocadas em seu post (foto, vídeo ou Storie) no formato #Palavra, porém isto deve ser relevante ao seu post e ao seu negócio, logo, é importante dizer que poluir o post com hashtags que não tenham relação a sua postagem irá afastar os seus seguidores e também não irá trazer novos seguires.

Para mais seguidores com o uso das hashtags, você pode utilizar a plataforma IconoSquare que irá lhe sugerir excelentes hashtags de acordo com a sua postagem e sua necessidade!

O limite de hashtags por post é de 30.

Revise as hashtags mensalmente

Sim. É muito recomendável que você revise mensalmente ou no máximo bimensalmente as hashtags de suas postagens passadas utilizando a ferramenta de editar posts do Instagram. Isso permitirá que você acompanhe as hashtags que estejam defasadas ou menos procuradas e poderá substituir por outras, por exemplo.

Digamos, assim, que você trabalhe com vendas ou fabricação de roupas e têxteis e deseja impulsionar suas vendas para a Copa do Mundo e atrair mais seguidores nesta época com seus produtos, você irá certamente usar hashtags ligadas a copa do mundo, mas, ao terminar o evento a procura cairá bruscamente (e cá entre nós, se a seleção perder, mais ainda!), então será interessante revisar as hashtags.

Hanking das hashtags

As hasthags mais utilizadas (em geral) em Junho/2018 de acordo com o Webstagram:

  • #love (1.221 bi)
  • #instagood (704.0 mi)
  • #photooftheday (478.6 mi)
  • #fashion (456.5 mi)
  • #beautiful (445.0 mi)
  • #happy (413.8 mi)
  • #cute (404.3 mi)
  • #tbt (401.4 mi)
  • #like4like (393.9 mi)
  • #followme (374.3 mi)

Estas são hasthtags de toda a comunidade do Instagram, mas para o seu negócio você precisaria usar as hashtags que atraiam o seu público à sua marca, ao seu produto ou serviço.

Posts antigos

Se você não tinha o hábito de incluir hashtags nas suas postagens passadas você pode passar a fazer isso nos posts antigos editando-os ou pelo sistema de comentários, ou seja, sua marca comenta na postagem incluindo as hashtags, assim você passará a atrair novos seguidores.

Como ter mais seguidores no Instagram - checando a concorrencia

Dica 3: Atraia seguidores da concorrência

Ninguém está dizendo para você roubar os seguidores, mas se você mostrar sua marca com mais afinco nas redes sociais certamente você irá acabar atraindo mais seguidores dos seus concorrentes para a sua marca, produto ou página, naturalmente.

É importante definir e localizar quem são os seus concorrentes e as suas páginas. A partir daí você já tem bases de seguidores segmentadas parecidas com as que você deseja atrair de seguidores para a sua página, agora, basta envolve-se com este público, ou seja, gerar conexões com elas e engajando a sua página para eles.

Esta é uma estratégia eficiente pois tal público segmentado já demonstra algum interesse no que você tem, o que, por sua vez, será mais fácil de atrair.

Como envolver-se com o público do concorrente?

Simples: siga o perfil da pessoa para que a sua marca seja vista nas notificações do usuário, para que ele se interesse em seguir o seu perfil de volta. Você também pode curtir uma foto que este usuário tenha postado e até mesmo comentar algo relevante a sua marca e a foto.

Veja, de nada adianta você ter um perfil relacionado a comida e comentar uma foto de cachorro, ou seja, a menos que você seja, por exemplo, um petshop, comente nas fotos relativas ao seu negócio.

Seguindo para Seguir de volta (SDV)

Mencionamos acima, seguir perfis pode ser útil para atrair mais seguidores. Muitos usuários do Instagram tem o hábito de praticar o SDV que é o “sigo de volta”, ou seja, se você seguir o perfil dele ele irá seguir a sua, como uma questão de reciprocidade e confiança mútua, você aumenta o seu número de seguidores e o usuário também.

Como ter mais seguidores no Instagram - postagens patrocinadas

Dica 4: Publiposts

Você pode atrair mais seguidores para seu perfil através de posts publicitários e do impulsionamento das suas publicações, sendo uma forma eficaz de atingir um publico mais amplo e apto a atrair mais seguidores para seu perfil.

Esta ação não é gratuita, ou seja, você pagará para publicar seu post publicitário, mas se feito adequadamente terá grande resultado positivo.

Como fazer?

Para conseguir mais seguidores, como toda estratégia de marketing e publicidade você precisa listar grandes contas de usuários do seu público-alvo. Um exemplo disto é, se você trabalha com fotografia, você certamente irá querer que blogueiros(as) e grandes fotógrafos mencionem você, seu produto ou serviço, afinal, os seguidores deles passarão a conhecer o seu produto/serviço/marca e certamente irão seguir sua página.

Alguns destes usuários você já pode estar seguindo, inclusive, e se não estiver é importante encontrá-los e o meio mais fácil é através das hashtags. No mesmo exemplo, fotografia, você pode buscar por #fotografia, #fotografando, #fotododia, #fotoprofissional e similares e encontrar grandes perfis.

O que ver nos perfis encontrados?

É primordial que você cheque:

  • A quantidade de seguidores;
  • Se há endereço de e-mail no perfil;
  • Se há endereço físico;

Quanto mais seguidores, melhor. A chance de atingir uma gama maior é proporcional a quantidade de seguidores daquele perfil.

O e-mail é importante pois geralmente significam que estes perfis estão dispostos a postagens patrocinadas, ou seja, você poderá entrar em contato com o perfil que desejar para saber o valor do post patrocinado por aquele perfil, que em geral não foge a regra padrão dos USD 20-50 por post, mas o valor poderá ser maior ou menor dependendo da quantidade de seguidores que o perfil tiver.

Você também pode considerar, caso venda produtos originais (feitos por você) ou lançamentos do exterior que a sua empresa trás ao Brasil (como gadgets), em enviar estes produtos para estes perfis que você encontrou para que eles façam uma resenha, um comentário ou uma postagem a respeito, para isto você poderá encaminhar diretamente ao endereço físico do perfil.

Dica importante: veja o perfil e outros publiposts daquele perfil e veja se você, se fosse o cliente, se acharia natural ou forçado o publipost. Quanto mais natural parecer, melhor. Ninguém quer ver aquele tipo de publicidade forçada, como nos programas da tarde da televisão não é mesmo?

Ah, lembre-se: ofereça sempre mimos aos que você contatar!

Como ter mais seguidores no Instagram - melhores horarios e dias

Dica 5: Dias e horários para postar

Conseguir seguidores para o seu perfil também depende de quando eles serão atingidos pela sua postagem. Será que o seu público acessa o Instagram e é impactado pela manhã, antes do trabalho? Na hora do almoço? Ou seria nos fins de semana? Ou seria, de repente, de madrugada?

Uma forma de descobrir e de otimizar, escolhendo os melhores dias e horários é através de ferramentas disponibilizadas por diversos serviços como o Schedugram, Hubspot, ZohoSocial ou Hootsuite. São ferramentas pagas mas que poderão, certamente, otimizar suas postagens sem que necessariamente você precise se empenhar em publiposts e recorrer a eles a todo instante.

E aí, curtiu?

Conseguir mais seguidores para o seu perfil do Instagram não é tarefa simples, mas após estas cinco dicas a tarefa se tornou muito mais fácil.

Na sua postagem, utilizar hashtags corretas, um bom filtro e também nos dias e horários certos podem ser medidas simples e eficientes para atrair mais seguidores. Checar, acompanhar e interagir com o público da sua concorrência também. Se você trabalha com produto original (feito por você), por exemplo, pode ainda enviar para grandes perfis formadores de opiniões que certamente irão fazer uma boa postagem a respeito!

Sobre o autor

Marcos Frota

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