Empreendedorismo

Pequenas empresas: Como fazer um estudo de mercado

Pequenas empresas: Como fazer um estudo de mercado

O estudo de mercado deve fazer parte de qualquer plano de negócios, o documento guia para quem quer abrir um empreendimento. Para pequenas empresas, a preocupação deve ser ainda maior, pois há muitos riscos que devem ser previstos.

Para não cometer erros de avaliação nos momentos que antecedem a abertura do seu negócio, é preciso seguir algumas premissas e planejar bem todos os seus movimentos. A seguir, confira 4 dicas importantes na hora de fazer o estudo de mercado voltado para pequenas empresas.

1. Saiba o que deseja alcançar com a pesquisa

O estudo de mercado serve para quem está começando um novo negócio, mas também é utilizado para outros fins, em fases específicas do empreendimento — Você precisa saber qual é seu objetivo com ele, é preciso manter o foco e listar perguntas específicas que você pretende responder com a pesquisa.

2. Trabalhe na área

Não é necessariamente um pré-requisito para realizar um estudo de mercado qualificado, mas representa um passo importante. Se você conhecer a área em que pretende atuar, tendo colocado a mão na massa e executado funções práticas, fica mais fácil ter uma noção de como tudo funciona.

Com a experiência prévia, você saberá quais são as principais dificuldades, desafios e  chances de obter sucesso desse segmento específico.

3. Estude a concorrência

É preciso conhecer muito bem a sua concorrência, estudando e verificando os pontos fortes e fracos — Visite lojas, acompanhe seus sites e ferramentas de marketing (redes sociais, por exemplo) e preste atenção em como eles interagem com o consumidor.

Fazer essa avaliação é muito importante para saber se posicionar dentro do mercado.

4. Identifique e entenda o público-alvo

O detalhe mais importante para o seu negócio, ao iniciar as atividades, é definir o tipo de cliente específico que você irá atender. Dessa maneira, você poderá compreender qual a melhor linguagem a ser usada, as ações de marketing que irão trazer os melhores resultados e até como abordar a construção do relacionamento com esse cliente, entre outras estratégias.

Nesse momento, é necessário direcionar o seu estudo de mercado para compreender o seu público-alvo.

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Empreendedor Magnético

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