Gestão de Pessoas Marketing Digital

Estabeleça metas de marketing para a sua empresa

Estabeleça metas de marketing para a sua empresa

Primeiramente, para delimitar e estabelecer metas de marketing para a sua empresa é preciso diferenciar dois termos: objetivos e metas.

Os objetivos são fatos que você deseja alcançar, como aumentar a lucratividade, produtividade, qualidade e participação no mercado, por exemplo. Já as meta é a quantificação desse objetivo — Se o seu objetivo for aumento da lucratividade, sua meta é a fixação do valor ou percentual que você pretende alcançar.

A seguir, confira algumas métricas importantes para acompanhar e traçar metas de marketing.

Leads

Um lead é o primeiro contato do cliente com a marca, e pode ter diversas origens: canais de comunicação, vitrine, boca a boca… Um dos principais objetivos do setor de marketing é aumentar o número de pessoas que têm esse contato inicial com a marca, seja promovendo campanhas ou ampliando canais de interação.

Conversões

Converter um lead significa fazer com que a pessoa compre algo da sua empresa (após um prévio contato). Muitas vezes, a venda não é efetuada devido a um motivo que foge da responsabilidade do marketing, mas também pode acontecer de os leads gerados não serem exatamente do público-alvo da companhia ou terem sido mal informados nas campanhas de comunicação.

Relacionamento

É muito mais fácil fazer um cliente atual comprar do que conquistar novos consumidores. Portanto, promova campanhas com foco em seus compradores e monitore qual a porcentagem das suas vendas é destinada a eles.

Sistema SMART

Além de saber o que você vai medir, é necessário aplicar as metas no dia a dia de trabalho de maneira inteligente. O sistema SMART (que significa “esperto” em inglês), é um acrônimo com premissas que as metas precisam respeitar para realmente motivar os funcionários:

  1. Specific (Específica): detalhes sobre as metas, deixando-a menos genérica;
  2. Measurable (Mensurável): se for confuso ou não possível medi-la, é uma meta inútil;
  3. Attainable (Atingível): metas impossíveis de serem atingíveis não motivarão, mas sim desanimarão a equipe;
  4. Relevant (Relevante): quanto mais relevante for a meta, maior será o prazer da equipe em atingi-la;
  5. Time Based (Temporal): defina uma data de início e de fim para a meta ser alcançada.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

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