Finanças

Erros comuns da gestão de caixa

Erros comuns da gestão de caixa

Independentemente do tamanho da sua empresa, você não conseguirá manter o seu negócio sem fazer uma gestão de caixa responsável. Para evitar que a sua empresa se afunde em dívidas (ou não dê lucro) confira, a seguir, 4 erros comuns da gestão de caixa e saiba o que fazer pra evitá-los.

1. Volume de vendas

É preciso manter o otimismo, pois essa é uma das principais características dos empreendedores de sucesso. No entanto, é preciso ter cuidado para que isso não atrapalhe na gestão de caixa — É importante fazer a previsão com base em números reais e volumes vendidos no passado.

Nos primeiros anos, fazer essa estimativa pode ser difícil; por isso, o recomendável é que o empreendedor tenha alguma experiência profissional no mercado no qual está entrando.

2. Gastos impulsivos

Enquanto a sua empresa não atingir o ponto de equilíbrio (ou seja, sua receita ainda não é suficiente para pagar todas as despesas), é preciso prestar atenção para que o dinheiro não acabe antes dos primeiros meses de lucro.

É preciso ter em mente que começar um negócio envolve vários gastos e, como sua empresa tem capital inicial limitado, é preciso se restringir aos custos fundamentais. Nada de fazer loucuras e investir em equipamentos caros ou infraestrutura desnecessária — Mantenha os custos sob a sua atenção, ou a gestão de caixa será bem mais complicada.

3. Não monitorar o fluxo de caixa

Não adianta seguir as dicas anteriores — manter os padrões realistas de previsão de volume vendas e diminuir os gastos —, se você não acompanha de perto os números de seu negócio e de seu capital em caixa.

É preciso conhecer o mercado e os períodos em que podem haver variações; monitorando esses índices, será mais fácil contornar os problemas.

4. Dinheiro extra

Mesmo que você siga todas as dicas anteriores, imprevistos não podem ser antecipados, por isso o ideal é que você mantenha um pouco de dinheiro extra para se proteger quando esses problema surgirem, de fato.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário