Gestão de Pessoas Produtividade

Entenda o funil de vendas e aumente a produtividade

Entenda o funil de vendas e aumente a produtividade

Funil de vendas é uma ferramenta de gestão que identifica os passos que o consumidor dará entre conhecer a empresa e comprar o seu serviço/produto. Com frequência, o cliente conhece o negócio antes de entrar na loja ou acessar o website. Mas, para que ele se torne um consumidor é preciso ter um diferencial que o faça comprar.

O que é funil de vendas?

Na maioria dos casos, uma pessoa não vai encontrar o seu negócio e se tornar cliente. Algo precisa acontecer entre a primeira visita e a primeira compra — Por isso, é importante criar um processo para guiar o cliente entre as etapas de venda e evitar que ele simplesmente “entre e saia” (da sua loja ou site).

O funil de vendas entra justamente para conduzir o cliente desde o momento em que ele conhece seu negócio, educando-o sobre a importância do produto ou serviço, até o momento em que ele decide e efetua a compra e compartilha a experiência.

O planejamento comercial deve estar sempre no topo do funil. Se você conseguir prever adequadamente o quanto consegue gerar de interesse e de oportunidades no topo do funil — E conseguirá prever o que vai sair do topo desse funil, que são as vendas.

7 passos do funil de vendas

Estruturar o processo de vendas de seu negócio começa com a prospecção de clientes, que consiste em identificar quais estratégias você utilizará para atraí-lo. O próximo passo é qualificar o seu produto para que ele solucione um problema do cliente — O objetivo é preparar para o próximo passo: a apresentação, na qual você deixará claro por que ele precisa da sua oferta.

O cliente passa, dessa maneira, por um processo de maturação, em que tomará a decisão de comprar ou não — E a sua empresa precisa estar apta para explicar dúvidas ou entender por que ele optou por outra companhia.

Se o consumidor optar pela sua empresa, vem a etapa de negociação, em que você precisa estar preparado para responder às objeções dos clientes e a defender os diferenciais de seu produto. No momento de fechamento do negócio, e importante focar no prazo de entrega dos produtos/serviços e nos resultados que sua empresa entregará. Feito isso, ainda é preciso prestar atenção no pós-venda, para que o cliente sinta-se satisfeito e recomende os seus serviços, facilitando assim, a primeira etapa do funil de vendas, a prospecção.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

1 Comentário

Deixe um comentário