Empreendedorismo

Como escolher o melhor modelo de franquia?

Como escolher o melhor modelo de franquia?

Abrir um empreendimento no modelo de franquia oferece menos riscos do que um negócio tradicional (iniciado do zero). No entanto, além dos diferentes segmentos de atuação, há vários tipos de franquias que o empreendedor pode escolher. A seguir, confira os tipos de franquia que você pode escolher.

Tipos de franquia

No Brasil, podem ser destacados 4 modelos, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae):

  • Franquia Unitária: o franqueado pode abrir uma unidade da marca, que deve ser situada em um local estabelecido pelo franqueador — Em alguns casos, é possível iniciar mais de uma franquia unitária.
  • Franquia Master: o franqueado pode abrir ou terceirizar unidades em uma região específica. Dessa forma, recebe um percentual dos royalties de seus franqueados e do valor da taxa de franquia, repassando uma quantia à franqueadora.
  • Franquia de Desenvolvimento de Área: firmando esse tipo de contrato, o franqueado tem a possibilidade de abrir várias unidades em uma região específica durante um tempo determinado, além de poder vendê-las.
  • Microfranquia: esse modelo de franquia requer baixo custo operacional e investimento inicial (até R$ 80 mil), além de operação simplificada — Além disso, a franquia pode ser home based.

Como escolher o melhor modelo?

A seguir, confira quais critérios devem ser avaliados na hora de escolher um negócio entre os tipos de franquias do mercado brasileiro:

Negócio dos sonhos

Assim como em qualquer modelo de negócio, ao optar por uma franquia o empreendedor deve identificar uma empresa na qual tenha vontade de trabalhar diariamente — Isso é essencial, pois estará sempre presente na franquia, irá lidar com os produtos/serviços, gestão e clientes.

4 pilares da gestão

Depois de selecionar algumas opções de franquia, é preciso analisar os 4 pilares da gestão da franquia: financeiro, marketing, pessoas e produto — Analise a sua identificação com o modelo de negócio e avalie o processo.

Expectativa financeira

Quando se está pensando em abrir uma franquia, deve-se estipular as expectativas financeiras antes de investir. Isso porque, se a rentabilidade do negócio não estiver de acordo com os objetivos do empreendedor, a consequência poderá ser a desmotivação.

Durante o processo de seleção dos tipos de franquias e da marca, não esqueça de pensar sobre o que você espera do negócio — Esse fator será determinante para a energia que estará disposto a investir na empresa e, por isso, é essencial pesquisar previamente e dialogar com o franqueador.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário