Marketing Digital

Como criar uma estratégia de marketing digital?

Como criar uma estratégia de marketing digital?

Como a sua empresa se posiciona na internet? Com a estratégia de marketing digital correta a sua empresa pode vender muito mais. Quer saber como?

Para incrementar os negócios e sobreviver em um mercado competitivo, as empresas precisam se inserir no ambiente digital e adotar estratégias mais assertivas — Neste novo mercado, o consumidor também mudou e, por isso, a estratégia de marketing também deve ser diferente.

Além disso, é possível observar como o uso da internet está cada vez mais presente na vida da população, principalmente o uso das redes sociais. Contudo, a estratégia de marketing também deve estar alinhada com o mundo offline: as melhores estratégias envolvem estratégias de marketing digital associadas às estratégias tradicionais.

Criar uma estratégia vai além das plataformas

Muitos empreendedores confundem plataformas e tecnologias com estratégias digitais — No ambiente digital, pode-se enumerar diversas tecnologias e plataformas digitais que podem dar origem a estratégias digitais de marketing.

Entre as diferentes plataformas e tecnologias digitais, podemos citar:

  • Website/ minisite/ hotsite;
  • Blog;
  • Redes sociais;
  • e-mail;
  • Realidades mistas (realidade aumentada, virtualidade aumentada, realidade virtual);
  • Tecnologias mobile (RFID, mobile tagging, SMS, Bluetooth);
  • Plataformas digitais de busca;
  • Games e entretenimento digital;
  • Tecnologias inteligentes de voz;
  • Video/ TV digital

Depois de relacionadas essas plataformas, é aconselhável decidir qual será a estratégia digital que será proposta usando cada uma delas:

  • Presença digital;
  • e-mail marketing;
  • e-Commerce;
  • Mobile marketing;
  • SMM (Social Media Marketing) & SMO (Social Media Optimization);
  • SEM (Search Engine Marketing) & SEO (Search Engine Optimization);
  • WOMM (Word of Mouth Marketing);
  • Advergaming & Advertainment

Antes de delimitar a sua estratégia, é importante ressaltar que deve-se conhecer cada uma dessas plataformas, tecnologias e estratégias digitais com suas respectivas peculiaridades, para utilizá-las da melhor forma em um planejamento de marketing, que atenda os objetivos propostos.

Sobre o autor

Empreendedor Magnético

Deixe um comentário